directobras blog logo directobras blog logo

Requalificação da estrada histórica dos Cutileiros, em Guimarães

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Requalificação da estrada histórica dos Cutileiros, em Guimarães

15.Oct.2015

Requalificação da estrada histórica dos Cutileiros, em Guimarães


A Câmara Municipal de Guimarães apresentou recentemente  o projecto de de requalificação da rua dos Cutileiros e da área envolvente à Igreja de Creixomil.

Esta infra-estrutura já foi outrora considerada como uma das principais entradas na cidade, na ligação entre Guimarães e a cidade de Famalicão.

A proposta visa essencialmente a resolução do problema viário e pedonal existente, dotando a rua de apenas uma única faixa de rodagem, com o sentido do trânsito na entrada da cidade.

Com este reordenamento urbano, a autarquia pretende melhorar os acessos pedonais e viários já existentes e criar  novas áreas de lazer.

A intervenção incide também na construção de passeios em betuminoso pigmentado, com dimensões amplas. A faixa de rodagem passará a ter 4 metros de largura e passeio de ambos os lados da rua, garantindo acessos viários a todas as garagens e habitações.

Percursos pedonais e mais área verde

No projecto apresentado pelo arquitecto camarário Artur Corte-Real,  prevê-se a requalificação das áreas atualmente sem função para a criação de espaços de utilização coletiva e de enquadramento paisagístico, através do desenho do espaço público, reordenamento automóvel, pavimentação, arborização, corredores verdes, estacionamento, complementado com mobiliário urbano (bancos, papeleiras, ecopontos, caldeiras) e um sistema de iluminação LED.

Na intersecção da rua dos Cutileiros com a rua Miradouro de Baixo, o projecto privilegia o peão, havendo a interrupção da faixa de rodagem para passeio valorizando desta forma os percursos transversais que dão continuidade a outras fases de projecto. Na rua Miradouro de Baixo apenas será permitido o acesso automóvel pela rua dos Cutileiros a residentes locais e veículos de emergência. Houve também a preocupação de valorizar o eixo principal cemitério-cruzeiro-igreja.

Fonte: Câmara Municipal de Guimarães
Imagem: D.R.