directobras blog logo directobras blog logo

Universidade de Coimbra cria sistema que reduz custos da energia

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Universidade de Coimbra cria sistema que reduz custos da energia

05.Sep.2015

Universidade de Coimbra cria sistema que reduz custos da energia


Investigadores da Universidade de Coimbra criaram um sistema de armazenamento de energia em edifícios, que produz energia eléctrica a partir de painéis fotovoltaicos e que permite uma redução média dos custos de energia de 87%.

A investigação consiste num sistema de gestão das trocas de energia, que permite armazenar a energia produzida ao longo do dia, normalmente através de um painel fotovoltaico, numa bateria, optimizando a produção e evitando o recurso à rede de distribuição de energia.

Carlos Henggeler, coordenador da equipa de investigação, que desenvolveu o trabalho na área "Utilização Inteligente de energia em cidades", do projecto EMSURE - Energia e Mobilidade para Regiões Sustentáveis, conta que "O painel produz eletricidade normalmente quando a pessoa não está em casa - altura em que o consumo energético é mais pequeno"-, o que leva a trocas de rede, constatou, acrescentando que, atualmente, a venda de energia à rede é "menos vantajosa".
O sistema "mostra que é vantajoso, do ponto de vista económico e ambiental, ter-se capacidade de microgeração local e armazenamento local para suprir necessidades elétricas", referiu.

O projeto teve por base o consumo médio de uma residência em Portugal e dados reais da radiação solar na cidade de Coimbra, havendo a vontade de tornar o sistema de controlo de fluxos de energia num protótipo, avançou.