directobras blog logo directobras blog logo

Universidade de Aveiro apresenta nova Licenciatura em Reabilitação do Património

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Universidade de Aveiro apresenta nova Licenciatura em Reabilitação do Património

27.May.2015

Universidade de Aveiro apresenta nova Licenciatura em Reabilitação do Património


O Departamento de Engenharia Civil da Universidade (DECivil) da Universidade de Aveiro terá como nova oferta formativa, a partir do ano lectivo 2015/16, a "Licenciatura em Reabilitação do Património". Segundo esta instituição universitária, esta oferta formativa visa "colmatar uma lacuna de formação na área da reabilitação do património edificado, preparando profissionais para um sector do mercado de trabalho em crescimento".
A Licenciatura em Reabilitação do Património tem a duração de três anos lectivos e encontra-se estruturada em unidades curriculares semestrais. O ensino ministrado, segundo comunicado da Universidade de Aveiro dotará os licenciados "duma forte componente teórica, fundamental para o adequado exercício profissional, complementada com as componentes científica e técnica adaptadas à intervenção prática".
No programa curricular prevê-se incluir unidades curriculares como Desenho, Modelação Geométrica e Visual da Construção e História da Arquitectura. Inclui ainda, unidades curriculares como Metodologias de Inspecção, Diagnóstico e Monitorização, Patologia dos Materiais, Conservação e Reabilitação da Construção e Projecto.
Os formandos possuirão competência para a intervenção no património edificado, em áreas tão diversas como: a inventariação e definição de estratégias de intervenção; a direcção técnica de obras de conservação e reabilitação; a integração em equipas de projecto de reabilitação; a preparação de normas de execução e especificação de materiais; a integração e organização de equipas de fiscalização, programar e intervir no património; a integração; como quadros de gestão intermédia e superior; a integração em instituições culturais e pelouros da cultura e planeamento.
Para facilitar a integração no mercado de trabalho está previsto no fim da Licenciatura a realização de protocolos para estágios extra curriculares em empresas e outras entidades ligadas à intervenção, promoção e gestão do património.

Fonte: Universidade de Aveiro
Foto: DR
Autor: António Barbosa