Preencha o formulário para nos colocar qualquer questão/dúvida que deseje ou se pretender incluir a sua empresa no nosso directório.
Envie-nos a sua mensagem e responderemos com toda a brevidade.
Preencha o formulário para que possamos receber o seu pedido e incluir a sua empresa no nosso directório.
Envie-nos a sua mensagem e responderemos com toda a brevidade.
Já tem conta? Faça Login
Subscreva a nossa newsletter e fique a par de feiras, ideias para casa, notícias e muitas mais novidades.
31.Jul.2017
Uma cadeira, um arquiteto
É estreita a relação entre grandes arquitetos e o design de mobiliário, especialmente de cadeiras. Grandes nomes da arquitetura internacional projetaram cadeiras que se tornaram objetos de design atemporal. Podemos perceber um fio condutor entre a forma como um arquiteto desenha um edifício e uma cadeira ou outra peça de mobiliário. Em ambos os processos criativos está a base vitruviana: firmitas (solidez), utilitas (funcionalidade) e venustas (estética).
As referências são muitas.
Marcel Breuer cria cadeiras em aço tubular, como a cadeira Wassily concebida em 1925, a Cesca Chair em 1928 e a b35 em 1929.
Le Corbusier, junto com os seus primos Pierre Jeannerret e Charlotte Perriand, projeta em 1928 uma série de móveis tubulares, como a icónica Chaise Longue e a série de cadeiras LC, que trazem o pensamento racionalista para o mobiliário.
Mies van der Rohe desenha um conjunto de cadeiras modernistas onde aplica novas tecnologias industriais. A mais conhecida é a cadeira Barcelona concebida para compor os ambientes do Pavilhão Alemão para a Feira Internacional de Barcelona em 1929.
Alvar Aalto usa a madeira como material do seu mobiliário porque "acredita que existe um efeito positivo quando a nossa pele entra em contato com materiais naturais". Destacamos a Paimio chair desenhada em 1930, a armchair de 1932 e a Lounge Chair de 1936.
Gerrit Rietveld concebe a Zig Zag Stoel em 1930 e em 1963 a Steltman chair.
Frank Ghery desenha a Wiggle Chair em 1972, que lembra a sua arquitetura de formas curvas e livres.
Em 1982, Mario Botta concebe uma cadeira minimal em aço esmaltado e poliuretano preto.
Mais recentemente, Daniel Libeskind cria uma cadeira escultórica em forma de diamante, a Altair Chair.
Fonte: Arquitetura Portuguesa