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Teve ínicio a construção do ramal de ligação da estrada de Pevidém à Variante de Creixomil

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Teve ínicio a construção do ramal de ligação da estrada de Pevidém à Variante de Creixomil

04.May.2016

Teve ínicio a construção do ramal de ligação da estrada de Pevidém à Variante de Creixomil


Manter traçado da antiga estrada nacional, garantir as acessibilidades locais, passar sob a A7 e assegurar ligação à Variante são as características de uma importante intervenção rodoviária, que ficará pronta neste verão.

A Câmara Municipal de Guimarães iniciou a construção do ramal de acesso da rotunda de Mouril à Variante de Creixomil, obra que permitirá descongestionar o trânsito na estrada que liga Pevidém (EN310) à rotunda de Silvares (EN206). A ligação proposta aproveita, de uma forma geral, o antigo traçado da EN 310, criando uma via de entrada na Variante de Creixomil, com sentido único de circulação e dotada de uma faixa de aceleração com uma extensão de cerca 100 metros.

A via, por sua vez, terá uma faixa de rodagem de 4 metros e bermas de 1 metro de largura, estando contemplada a execução de todos os trabalhos de drenagem, pavimentação, sinalização e segurança. Com um prazo de execução de 75 dias, a intervenção, que principiou neste último sábado, 30 de abril, foi adjudicada pelo valor de 230.731,59 euros, montante ao qual acresce a taxa de IVA em vigor.

Esta obra faz parte das obrigações contratuais da denominada Centralidade de Silvares – "Contrato de Urbanização da Centralidade de Silvares" – e tem como objetivo a construção de uma via segregada para facilitar todos os movimentos provenientes de Sul, em direção ao centro urbano. Além de se criarem melhores condições de acesso aos veículos provenientes de Pevidém, beneficiam-se também as condições de utilização da rotunda de Silvares e, por consequência, reduzem-se os tempos de espera dos veículos que a ela acedem.  

No troço inicial do novo ramal, são permitidos os dois sentidos de circulação, de modo a serem mantidas as acessibilidades locais, todavia, na parte final, apenas será autorizado o movimento de acesso à Variante. Com o intuito de salvaguardar qualquer comportamento inadequado, criou-se um local para inversão do sentido de marcha. Os passeios, por sua vez, serão pavimentados com lajetas de betão e as faixas de estacionamento com calçada à fiada de cubos de granito.