directobras blog logo directobras blog logo

Superfície ultracompacta Dekton® eleita como o acabamento para a escultura exterior do Pavilhão de Veneza

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Superfície ultracompacta Dekton® eleita como o acabamento para a escultura exterior do Pavilhão de Veneza

28.Nov.2014

Superfície ultracompacta Dekton® eleita como o acabamento para a escultura exterior do Pavilhão de Veneza


A superfície ultracompacta Dekton® by Cosentino, foi eleita pelo arquiteto Daniel Libeskind como o acabamento para a escultura exterior do Pavilhão de Veneza na Bienal de Arquitectura de Veneza, em Itália.

Libeskind escolheu a superfície ultracompacta Dekton® by Cosentino para o acabamento da espetacular escultura exterior que compõe a criação Sonnets in Babylon. O arquitecto confiou neste novo e revolucionário material devido às suas propriedades técnicas superiores, como alta resistência mecânica, alta resistência ao risco e aos raios ultravioletas, reduzida absorção de água, muito boa estabilidade ao calor, resistência ao gelo e ao degelo.

A escultura, apresentada pelo reconhecido arquiteto para o Pavilhão de Veneza e pelo Grupo Cosentino, com os seus 5,5 metros em forma de eixo inclinado e acabamento com a superfície ultracompacta Dekton® by Cosentino, foi contemplada por mais de 228.000 visitantes nos Giardini della Biennale di Venezia durante seis meses. A forma geométrica da escultura faz referência ao desenvolvimento do eixo como elemento fundamental no desenho arquitectónico.

O acabamento em Dekton® by Cosentino da escultura em "X", apresenta uma fachada ventilada que envolve toda a obra, utilizando o sistema "Rediwa CAT 1" da firma Wandegar. No total, foram utilizados 65m2 de Dekton® para o revestimento e 15m2 de Dekton® para o pavimento, em mais de 50 peças de diversos tamanhos, a maior de 2,55m x 1,40m com uma espessura de 12mm.

O revestimento e o pavimento apresentam-se na mesma cor, Keranium, que se assemelha a uma estética industrial. "A nossa participação na Bienal de Arquitetura de Veneza foi uma experiência extraordinária e enche-nos de orgulho colaborar com uma das organizações mais prestigiosas do mundo", afirma Santiago Alfonso, director de Marketing e Comunicação do Grupo Cosentino. "O projeto Sonnets in Babylon fortaleceu a nossa relação com o Daniel Libeskind, uma relação que continua ano após ano a alcançar metas cada vez mais altas. No caso da Bienal de Veneza, oferecemos a nossa contribuição a um entorno vanguardista de investigação e promoção das novas tendências de arte".

Este material reúne em si as melhores características, nomeadamente elevada resistência mecânica, ao fogo e aos riscos. É um material incombustível e possui alta resistência à abrasão, manchas e ao degelo. As placas podem recriar qualquer tipo de materiais com um alto grau de qualidade, sendo fabricadas em placas de grande formato (320 cm x 144 cm) e espessuras mínimas (0.8 cm, 1.2 cm e 2 cm). A superfície Dekton® é fabricada através de uma mescla sofisticada de matérias-primas, que se utilizam para fabricar vidro, porcelânicos de última geração e superfícies de quartzo.

Autor: António Barbosa
Imagem: D.R.