directobras blog logo directobras blog logo

Construtora Garcia Garcia seleccionada para projecto da Bosch, em Aveiro

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Construtora Garcia Garcia seleccionada para projecto da Bosch, em Aveiro

07.Dec.2015

Construtora Garcia Garcia seleccionada para projecto da Bosch, em Aveiro


A Bosch escolheu a Garcia, Garcia (GG), construtora nacional especializada na concepção e execução de edifícios industriais e logísticos, para a construção do novo Centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D) de Aveiro da Bosch Termotecnologia, uma das três unidades de negócio da multinacional alemã em Portugal.

Deste modo, a construtora Garcia Garcia participa em mais um projecto de investimento estrangeiro no país, o qual contribuirá para a retenção de jovens talentos altamente qualificados em Portugal.

Em 2015, este é o terceiro projecto de investimento internacional em que a empresa participa, estando prestes a concluir a construção da multinacional francesa Eurocast, em Arcos de Valdevez, e a iniciar, no seu Parque Industrial da Ermida, em Santo Tirso, a nova unidade industrial da brasileira WEG.

 As obras do Centro de I&D, que envolvem um novo edifício, assim como a remodelação do atual que se encontra no limite da sua capacidade, irão arrancar em breve, estando a conclusão prevista para 2016, num investimento global que ascende a 25 Milhões de Euros (M€).

Este novo Centro de I&D, vocacionado para o cluster das casas inteligentes do futuro, irá desenvolver novas soluções e tecnologias de conectividade para residências sustentáveis. Com esta ampliação e construção, a unidade em Aveiro irá igualmente receber outras actividades de I&D, como desenvolvimento de softwares e de aplicações para vários produtos do grupo, que estavam localizadas noutros pontos geográficos.

Na construção do novo Centro de I&D da Bosch Termotecnologia será dada particular atenção à sustentabilidade, para a qual irá contribuir a utilização de soluções que potenciam a eficiência energética e a minimização da pegada ambiental, tais como, uma cobertura ajardinada e um sistema de Gestão Técnica Centralizada.

O edifício actual e o novo edifício ficarão interligados, sendo que na ligação entre os dois edifícios, será construído um anfiteatro para conferências e eventos em que, na cobertura, será criada uma zona de lazer.

O novo Centro será uma moderna unidade funcional destinada a projectos de I&D e, como tal, será dotada de novos laboratórios com todas as infraestruturas e condições necessárias para um funcionamento de excelência, assim como, serão desenvolvidos escritórios, espaços para reuniões e zonas sociais complementares, onde o conforto e a funcionalidade serão privilegiados.

Fonte: GG
Imagem: D.R.