directobras blog logo directobras blog logo

S.energia distingue Edifícios mais Sustentáveis

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

S.energia distingue Edifícios mais Sustentáveis

26.Dec.2014

S.energia distingue Edifícios mais Sustentáveis


A S.energia, Agência Regional de Energia para os concelhos de Montijo, Moita, Barreiro e Alcochete revelou os vencedores da distinção "Edifício + Sustentável – Prémio Regional de Arquitectura". A atribuição desta distinção foi efectuada numa cerimónia realizada no passado dia 18 de Dezembro, no auditório da Galeria Municipal do Montijo.

Nesta primeira edição, o vencedor foi o edifício do Mood Hotel, situado no concelho do Montijo (Av. Rainha Santa Isabel). Foram, ainda, atribuídas menções honrosas a um edifício de habitação plurifamiliar no Montijo (Rua Dom Nuno Álvares Botelho, n.º 65) e a outro edifício de habitação no Barreiro (Praceta das Flores, n.º 3). Tal como explicou o presidente do Conselho de Administração da S.energia e presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, esta distinção procura "valorizar as melhores práticas e recomendações no domínio energético e ambiental aquando da concepção e realização dos edifícios e incentivar os arquitectos a aderirem a uma cultura construtiva de alta eficiência energética.

Os imóveis premiados são uma referência arquitectónica, particularmente no que respeita ao desempenho energético e à superação dos requisitos mínimos legais". O júri desta distinção realizou uma triagem prévia dos imóveis situados na área de intervenção da S.energia, através da análise dos certificados energéticos dos edifícios com licença de utilização emitida no decurso de 2013. Após uma visita técnica aos imóveis, a escolha do júri recaiu sobre o edifício do Mood Hotel por corresponder positivamente aos critérios arquitectónicos, construtivos e energético-ambientais, superando largamente os requisitos mínimos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Certificação Energética para a construção de novos edifícios de serviços, com a obtenção da classe energética "A+".