directobras blog logo directobras blog logo

S. João da Madeira recebe 22 propostas ao Orçamento Participativo Municipal 2015

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

S. João da Madeira recebe 22 propostas  ao Orçamento Participativo Municipal 2015

23.Jul.2015

S. João da Madeira recebe 22 propostas ao Orçamento Participativo Municipal 2015


A fase de apresentação de propostas da edição de 2015 do Orçamento Participativo Municipal (OPM) de S. João da Madeira terminou à meia-noite da última segunda-feira, 20 de julho, tendo sido submetidos 22 projetos para a cidade. Estas ideias vão ser agora analisadas por uma equipa técnica que validará aquelas que, à luz da Carta de Princípios do OPM, apresentam condições para ir a votação. 

Chegou ao fim a fase de envio de propostas da 2.ª edição do Orçamento Participativo Municipal (OPM) de S. João da Madeira. Apresentadas no website do OPM, na Câmara Municipal ou nas seis assembleias participativas realizadas, foram registadas 22 ideias para cidade.
 
Essas propostas abrangem diversas áreas, entre as quais o desporto (instalações e iniciativas), a área social, o urbanismo, a música e a saúde. Dado que este ano, além dos cidadãos individualmente, também foi dada a possibilidade de as associações apresentarem ideias para a cidade, houve oito que o fizeram.
 
Segue-se agora o período de análise das propostas, durante o qual a equipa responsável pela revisão dos projectos verificará o cumprimento das condições que permitem, nos termos da Carta de Princípio do OPM, a sua passagem à fase de votação. Sempre que se justifique, os proponentes serão contactados para fornecer eventuais informações adicionais sobre as ideias que submeteram.
 
Após essa análise e validação das propostas, todos os projectos apresentados serão disponibilizados no website do OPM, onde poderão ser consultados por quem assim o desejar. As propostas rejeitadas pela comissão técnica serão ainda acompanhadas por uma justificação, contendo os motivos da eliminação.
Além disso, de 1 a 7 de Setembro, os proponentes podem efectuar reclamações e obter esclarecimentos quanto às decisões tomadas pela equipa técnica relativamente às propostas apresentadas.

No dia 18 de setembro, abre oficialmente o período de votação das propostas selecionadas, com duração até ao dia 16 de outubro. Para votar online, é necessário inscrever-se no website – www.opm.cm-sjm.pt -, através do preenchimento do formulário aí disponível. As votações podem também ser efetuadas em urnas itinerantes, em lugares e datas a divulgar. Cada cidadão pode votar apenas uma vez.
 
Tal como em 2014, na primeira edição do OPM de S. João da Madeira, o valor global deste ano é de 100 mil euros, mas 10 mil estão reservados para as escolas, naquela que constitui uma das principais novidades deste processo em 2015. Essa vertente escolar, decorrerá no seio dos próprios estabelecimentos de ensino da cidade, no ano letivo que se inicia no próximo mês de setembro.