directobras blog logo directobras blog logo

Revitalizar coretos com animações culturais

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Revitalizar coretos com animações culturais

06.Dec.2015

Revitalizar coretos com animações culturais


Sendo outrora espaços de concentração para apreciação de bandas filarmónicas, entre outras, os coretos constituem um ex libris das cidades e jardins públicos portugueses.

A renovação destes espaços passa não só por obras de reabilitação. Passa também por criar condições de usufruto e atractividade para as populações locais.

Neste sentido, a cidade de Coimbra acolhe o projecto Vive Mais Portugal, que visa reavivar 10 coretos do nosso país, dinamizando-os e promovendo-os enquanto locais simbólicos de reunião e convívio das comunidades.

O Coreto do Parque Dr. Manuel Braga, em Coimbra, recebe a actuação dos artistas Filipe Pinto, Os Aurora, DJ Tó Pena e ainda da Fans – Tuna Feminina da Universidade de Coimbra no dia 05 de Dezembro.

A iniciativa Vive Mais Portugal, promovida em colaboração com o Município de Coimbra, é levada a cabo pela SiC, revista Visão e Delta Q. Tem como objectivo sublinhar a importância cultural e histórica, assim como estimular a revitalização e dinamização de uma dezena de coretos do nosso país.

A acção em Coimbra, que terá início pelas 15h00, tem ainda uma vertente solidária, convidando a quem estiver presente a fazer um donativo mínimo de 1 euro à instituição Olhar 21 – Associação de Apoio à Inclusão do Cidadão com Trissomia 21.

Até Janeiro próximo, o projecto Vive Mais Portugal, que teve início há dois meses, irá percorrer mais cinco capitais de distrito, convidando os portugueses a viveram os coretos das suas cidades, local simbólico de reunião e convívio das comunidades, e a envolverem-se em actividades ligadas à nossa herança.

SOBRE O CORETO DE COIMBRA

O coreto escolhido pelo projecto Vive Mais Portugal está localizado no Parque Dr. Manuel Braga, jardim no coração da cidade de Coimbra. O parque foi concebido na década de vinte do século XX, com projecto do paisagista Jacinto de Matos. O coreto, uma arquitectura em ferro com características de Arte Nova, foi, igualmente, projectado no início do século XX, por Silva Pinto e edificado por Costa Soares.

Além do coreto, o também chamado Parque da Cidade alberga outras peças de arte com importância histórica, destacando-se o busto de Antero de Quental, da autoria de Diogo de Macedo, e a romântica evocação de Florbela Espanca, do escultor galego Armando Jesus Martinez. 

Fonte: Vários
Imagem: D.R.