directobras blog logo directobras blog logo

Requalificação do espaço público

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

 Requalificação do espaço público

07.Apr.2014

Requalificação do espaço público


A Câmara Municipal da Amadora tem vindo a promover a coesão social e territorial. Para tal, a regeneração urbana e a qualificação do espaço público e a resolução de carências habitacionais constituem eixos prioritários.

Apesar de não ter sido possível contratualizar com o Estado um novo ciclo de financiamento à construção de custos controlados ou de outros projectos que possibilitem a eliminação das áreas habitacionais degradadas que ainda persistem, o compromisso para 2014 consiste no desenvolvimento de um programa de investimentos plurianual com vista ao realojamento dos núcleos degradados da Mina, bem como a aplicação do programa municipal de apoio financeiro ao auto realojamento. Importa destacar que estas acções serão totalmente financiado através de receitas próprias da autarquia.

O ano de 2014 ficará marcado pelo avanço de outros projectos importantes na modernização e na preservação do seu património. É o caso da obra de reabilitação do Cineteatro Municipal D. João V, na Damaia, cuja intervenção vai permitir devolver à cidade uma excelente sala de espectáculos que depois de modernizada e requalificada terá, com certeza, condições para ser um local de referência na área urbana de Lisboa, no que às artes e espectáculo diz respeito.

Ainda neste campo, a Autarquia irá avançar com a requalificação urbana da Reboleira/Traseiras da ESA, D. José I e D. Carlos I, nem como a pedonalização da Capitão Plácido de Abreu, intervenções resultantes do Orçamento Participativo 2013. Ainda neste campo, e depois de um aprofundamento do exercício de cidadania, a Câmara Municipal promoveu, pela quarta vez, o Orçamento Participativo.

Na fase de apresentação foram registadas 43 propostas, das quais, após uma avaliação prévia quanto à sua exequibilidade técnica e ajustamento à dimensão financeira, 16 foram colocadas a votação.

Autor: António Barbosa
Imagem: D.R.