directobras blog logo directobras blog logo

Renovação e reabilitação da cidade de Águeda passa pelo conceito "Passive House"

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Renovação e reabilitação da cidade de Águeda passa pelo conceito "Passive House"

17.Aug.2015

Renovação e reabilitação da cidade de Águeda passa pelo conceito "Passive House"


A cidade de Águeda aderiu em 2012 ao projecto "PassReg", que visa implementar o conceito de Passive House no conjunto edificado da cidade. 

O exemplo do município de Águeda foi referido no relatório final do projecto europeu PassReg pelo seu trabalho de promoção e implementação da Passive House, fruto do protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Águeda e a Associação Passivhaus Portugal que estabeleceu Águeda como o primeiro Município Passivhaus em Portugal.

Águeda é mencionado no relatório final do projecto como um dos 12 future front runners no que diz respeito à promoção e implementação do conceito Passive House. Os quatro front runners mencionados são as regiões de Hanover na Alemanha, de Bruxelas na Bélgica, de Tirol na Áustria e a cidade de Heidelberg na Alemanha.

O projecto PassReg, financiado pela Comissão Europeia, teve início em 2012 e terminou em meados de 2015 e teve como objectivo a introdução do conceito Passive House, com a sua superior eficiência energética e o fornecimento de energia a partir de fontes renováveis, ao nível regional. Este projecto mostrou que as cidades e regiões podem e devem liderar através do seu exemplo e criar as raízes para a implementação dos edifícios de necessidades quase nulas de energia (NZEB).

De referir que Passive House é um conceito construtivo, que define um padrão que é eficiente, sob o ponto de vista energético, confortável, economicamente acessível e sustentável. Este conceito visa aplicar, na construção de habitações e outras infra-estruturas, métodos construtivos e materiais que permitam manter uma temperatura de conforto durante todo o ano e com consumos energéticos mínimos.

As casas passivas conseguem alcançar temperaturas agradáveis com reduzidos níveis de utilização de energia. Os sistemas de ventilação permanente e passivos aplicados nas habitações por exemplo, fornecem o ar fresco necessário, contribuindo para o aumento da qualidade do ar-interior e contribuindo para uma estabilidade de temperatura interior.

Autor: António Barbosa
Imagen: D.R.