directobras blog logo directobras blog logo

Recuperado património ícone do Barroco em Braga

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Recuperado património ícone do Barroco em Braga

05.Jan.2016

Recuperado património ícone do Barroco em Braga


Foi restituída a beleza de um dos ícones do barroco da cidade de Braga, o Palácio do Raio (também conhecido como a "Casa do Mexicano"). Este imóvel, com mais de 250 anos de existência, foi recentemente alvo de obras de restaurado e beneficiação.

Através de um projecto financiado pelo ON.2 - Programa Operacional Regional do Norte -, que surgiu no âmbito do concurso PC/2/2013 e que tinha como objectivo apoiar a recuperação do património cultural, o projeto incluía a requalificação do Palácio do Raio e a instalação de um Centro Interpretativo.

O ex-líbris da cidade minhota acolhe agora o novo Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga, permitindo que o Palácio do Raio volte a ser um dos pontos turísticos da cidade.

História

Este palácio, construído em 1754-55 por encomenda de João Duarte de Faria, poderoso comerciante de Braga, e projecto do arquitecto André Soares, é um dos mais notáveis edifícios de arquitectura civil da cidade de Braga, em estilo barroco joanino.

O palácio foi vendido em 1853, por José Maria Duarte Peixoto, a Miguel José Raio, visconde de São Lázaro, ficando conhecido como Palácio do Raio. Miguel José Raio era um capitalista brasileiro, nascido em Braga, na rua da Cruz de Pedra, em 10 de Maio de 1814 e falecido em 14 de Agosto de 1875. O novo proprietário, em 1863, abriu a rua em frente do palácio, para permitir uma melhor visão da sua casa e poder construir duas habitações para as suas filhas.

Actualmente pertence à Santa Casa da Misericórdia de Braga e está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1956.

Fonte: Expresso.pt e C.M de Braga
Imagem: DR