directobras blog logo directobras blog logo

Que tal descobrir, qual o rosto por trás de uma viagem de bicicleta?

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Que tal descobrir, qual o rosto por trás de uma viagem de bicicleta?

29.Dec.2015

Que tal descobrir, qual o rosto por trás de uma viagem de bicicleta?


"Bicycle Faces" é um projecto de fotografia documental sobre os rostos dos que utilizam a bicicleta no seu quotidiano, para quem a cidade é um território natural de mobilidade.

Nas imagens, captadas na Holanda e Dinamarca, Bruno Miguel Castro cruza-se com o alheamento ou o confronto dos ciclistas urbanos, sem cor mas com a luz natural de quem pensa em algo para além do momento. Em movimento, sobre duas rodas e sobre a cidade habitada com rosto.

Uma forma original de descobrir a sensação e os rostos que estão por trás de quem usa este meio de transporte alternativo e ecológico cada vez mais apoiado a nível local como internacional.

Esta exposição decorre, até dia 20 de Janeiro, no Velocité Café, em Lisboa.

De relembrar, que o incentivo do uso da bicicleta implica uma transformação da cidade e do seu planeamento, obrigando a novas concepções urbanísticas e a novas infra-estruturas.
(veja por exemplo, o projecto aqui  apresentado pelo Directobras relativamente a aposta, por parte da Autarquia de Sintra, na construção de uma rede de ciclovias até ao ano de 2019).

Também o apoio e incentivo ao uso de bicicleta tem motivado interessantes projectos a nível internacional como é o caso do projecto de ciclovia de última geração a ser promovida na cidade alemã de Berlim.
(como referido aqui em notícia pelo Directobras). 

O projecto tem como objectivo aproveitar a via, fazendo dela uma rota sustentável garantindo mais condições de segurança e conforto aos ciclistas e menos stress devido à inexistência de trânsito automobilístico.

Não menos interessante também é o projecto de criação de energia eléctrica através de um pavimento "inteligente" localizado na cidade holandesa de  de Kromenie (localidade a noroeste de Amesterdão), sendo que, esta infra-estrutura é construída com painéis de cimento que incorporam células fotovoltaicas cobertas com vidro temperado.
(leia aqui a notícia desenvolvida pelo Directobras) 

Não menos importante é o impacto positivo, deste tipo de infra-estruturas (as ciclovias), na arquitectura local e internacional.

Fonte: Le Cool Magazine e outros
Autor: António Barbosa
Imagem: Velocité Café