directobras blog logo directobras blog logo

Projecto de reabilitação do centro histórico de Évora em candidatura

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Projecto de reabilitação do centro histórico de Évora em candidatura

27.Nov.2015

Projecto de reabilitação do centro histórico de Évora em candidatura


A recuperação e reabilitação do edificado no Centro Histórico de Évora está a ser alvo de uma candidatura ao programa Alentejo 2020 que pode chegar perto de 1 milhão de euros. A informação foi revelada ontem (dia 25) por Carlos de Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, durante a cerimónia evocativa do 29º Aniversário da Classificação da cidade como Património Mundial da Humanidade, que teve lugar no salão nobre dos Paços do Concelho.

O autarca eborense acrescentou que, em caso de concretização, esta candidatura na área da regeneração urbana vai permitir aos proprietários de habitações no centro da cidade aceder a uma linha de crédito que viabilizará a recuperação de edifícios degradados.

Carlos Pinto de Sá divulgou que esta é uma das acções que visam um dos principais objectivos deste mandato: "voltar a colocar Évora como referência a nível patrimonial." O Presidente da Câmara salientou também a necessidade de agilização de processos de licenciamento por forma a atrair e fixar pessoas no centro.

A sessão comemorativa contou com a intervenção do Professor Paulo Simões Rodrigues (Universidade de Évora/CIDEHUS), que levou o público presente a realizar "uma viagem pela idade de ouro da história eborense" onde, segundo este académico, se criaram as condições que levaram à classificação de Évora.

A noite terminou com uma aplaudida actuação do "So In Jazz Trio", composto por Helena Lourenço na voz, Domingos Galésio na guitarra e Carlos Menezes no contrabaixo.

Recorde-se que Évora (1986) foi a segunda cidade portuguesa a ser reconhecida como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO - a primeira foi Angra do Heroísmo nos Açores - e que a distinção conferiu a esta cidade alentejana uma maior notoriedade em Portugal e no resto do mundo.

Fonte: Câmara Municipal de Évora
Imagem: D.R.