directobras blog logo directobras blog logo

Prémios Tektónica -2015. Homenagem ao que melhor se faz em Portugal no Sector da Construção

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Prémios Tektónica -2015. Homenagem ao que melhor se faz em Portugal no Sector da Construção

21.May.2015

Prémios Tektónica -2015. Homenagem ao que melhor se faz em Portugal no Sector da Construção


Inserida no programa da exposição, a Gala de entrega dos Prémios Tektónica 2015, que teve lugar no passado dia 07 de Maio, permitiu distinguir as empresas e personalidades que mais contribuíram para a revitalização do sector, através de projectos inovadores, formação profissional e estratégias de internacionalização. Nesta edição foram atribuídas as distinções em seis categorias, nomeadamente: Prémio Inovação; Prémio Academia; Prémio Internacionalização; Prémio Portugal Constrói; Prémio Engenharia ; Prémio Arquitectura.
A seguir a listagem dos vencedores:

VENCEDORES PRÉMIO INOVAÇÃO

O Júri Espaço Inovação TEKTÓNICA 2015 atribuiu um Prémio Inovação e duas Menções Honrosas. A composição do júri Espaço Inovação integrou representantes da AECOPS – Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços, do IADE - Instituto de Artes Visuais Design e Marketing ; LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil; Ordem dos Engenheiros e Ordem dos Arquitectos. Este ano foram atribuídos os seguintes Prémios:

1º Prémio Inovação

Produto: REVISENSE
Empresa: REVIGRÉS, LDA.
REVISENSE - Cerâmica Sensitiva - é um sistema inovador de revestimento cerâmico com incorporação de um sensor não visível, que permite o accionamento por aproximação, sem contacto, de vários tipos de dispositivos electrónicos. É adequado para espaços públicos e residenciais, novas edificações ou obras de renovação.

Menção Honrosa

Produto: THERMOCER – Cerâmicos para Economizar Energia
Empresa: CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro
A solução ThermoCer apresenta uma gama de novos produtos de revestimento e pavimento cerâmicos inteligentes que incorporam materiais inovadores e resultantes de novos processos de produção.

Produto: GENCORK
Empresa: SOFALCA, LDA.
Um dos princípios estruturantes da GENCORK é a exploração da combinação entre o low tech e o high tech. O aglomerado de cortiça expandida é agora transformado segundo novos princípios de fabricação digital, reflectindo uma nova linguagem formal, fruto de uma forte componente computacional. Este novo sistema criativo e digital não só optimiza as particularidades térmicas e acústicas, como também acrescenta novas valências ao revestimento nomeadamente ao nível estético e estrutural.

VENCEDORES PRÉMIO 'Portugal Constrói uma Identidade'

Numa realidade económica e social em constante evolução, as empresas portuguesas destacam-se pelas suas capacidades e atributos, nos âmbitos da Identidade, Engenho, Investigação, Plataformas, Mobilidade, Logística, Activos e Talento. Estas capacidades contribuem para o desenvolvimento de Conhecimento e Competências, que se reflectem nos produtos/serviços das empresas nacionais. A iniciativa 'Portugal Constrói uma Identidade' tem como objectivo distinguir as empresas portuguesas que mais contribuem para o desenvolvimento e afirmação de uma identidade portuguesa. Foram distinguidas empresas que mais se destacam nas áreas do Conhecimento e das Competências através de treze distinções:

1. Área do Conhecimento:
Distinções/Prémios:

CONHECIMENTO
Empresa: SANINDUSA "Reconhecer e valorizar as empresas/produtos que se distinguem no âmbito do desenvolvimento do conhecimento, e que contribuem e revelam atributos relacionados com a construção de uma identidade, com o desenvolvimento da investigação, com a capacidade de engenho e com a criação de plataformas."

Engenho
Empresas: ARGEX/GYPTEC "Reconhecer e valorizar as empresas/produtos que se distinguem no âmbito da capacidade de engenho, e que contribuem e revelam atributos relacionados com a capacidade de explorar novas soluções e a rentabilização de sinergias."

Investigação
Empresa: SECIL "Reconhecer e valorizar as empresas/produtos que se distinguem no âmbito do desenvolvimento da investigação, e que contribuem e revelam atributos relacionados com o conhecimento e a qualificação de competências."

Plataformas
Empresas: WEGeuro e A CIMENTEIRA DO LOURO "Reconhecer e valorizar as empresas/produtos que se distinguem no âmbito da criação de plataformas, e que contribuem e revelam atributos relacionados com a capacidade de desenvolver projectos e recursos."

2. Área das Competências
Distinções/Prémios:

Mobilidade
Empresa: MDH "Reconhecer e valorizar as empresas/produtos que se distinguem no âmbito da capacidade de mobilidade, e que contribuem e revelam atributos relacionados com o rigor e a disciplina."

Logístico
Empresa: GRANITRANS  "Reconhecer e valorizar as empresas/produtos que se distinguem no âmbito do planeamento logístico, e que contribuem e revelam atributos relacionados com a capacidade de produzir em escala."

Activos
Empresas: FABISTONE e UTILZÁS "Reconhecer e valorizar as empresas/produtos que se distinguem no âmbito da criação de activos, e que contribuem e revelam atributos relacionados com os equipamentos e a capacidade em especializar." 

Talento
Empresa: INAREL "Reconhecer e valorizar as empresas/produtos que se distinguem no âmbito do desenvolvimento de talento, e que contribuem e revelam atributos relacionados com a exploração de ideias e valências.

VENCEDOR PRÉMIO TEKTÓNICA ENGENHARIA

O Professor António Reis foi o galardoado da noite, nesta categoria, pelo seu inegável contributo para o reconhecimento da Engenharia Portuguesa. Nartural do Funchal, conclui em 1972 a licenciatura em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST), em 1977 concluiu o Doutoramento (PhD) na Universidade de Waterloo – Canadá, tendo realizado a sua agregação pelo IST em 1981. Em 1980 é ainda designado investigador convidado, Science Research Fellow, pela Universidade de Surrey na Inglaterra.No decorrer da sua intensa actividade Profissional, recebeu vários prémios e menções honrosas pela sua actividade técnico-cientifica. É co-autor de dois livros técnicos e autor de varias publicações em revistas e comunicações a congressos internacionais.

Actualmente ocupa funções como Director Técnico da GRID International - Consulting Engineers, acumulando com o cargo de Presidente do Conselho Consultivo.

VENCEDOR PRÉMIO TEKTÓNICA ARQUITECTURA

Na Arquitectura foi o arquitecto Raúl Hestnes Ferreira, o galardoado, pela sua obra emblemática na arquitectura Portuguesa.
Filho do poeta e escritor José Gomes Ferreira. Raul Hestnes Ferreira estudou arquitectura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto e na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa onde recebeu o diploma de Arquitecto em 1961. Estudou ainda em Helsínquia, Finlândia, bem como nos Estados Unidos, na Universidade de Yale e Universidade de Pennsylvania onde lhe foi atribuído o Master in Arcchitecture em 1963, sendo que nestas últimas foi apoiado por uma bolsa de estudo da Fundação Gulbenkian. Colaborou em ateliers de arquitectura em Portugal e no estrangeiro e ainda com várias entidades públicas. Leccionou no Departamento de Arquitectura da E.S.B.A.L. de Lisboa (1970-72), sendo Professor Catedrático convidado do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desde 1991 até 2003, no ISCTE de 2001 a 2003, encontrando-se desde 2010 a leccionar no Departamento de Arquitectura da Universidade Lusófona como Professor Catedrático. Desenvolve a sua actividade na área de arquitectura, planeamento físico e urbano, Investigação, entre outras atividades.


VENCEDORES PRÉMIO INTERNACIONALIZAÇÃO TEKTÓNICA
 

Prosseguindo a estratégia de Internacionalização da Fundação AIP, a TEKTÓNICA 2015 agraciou a Câmara de Comércio Luso – Colombiana, representada por Rosário Marques (Directora Executiva) e a Confederação Empresarial da CPLP, representada por José Lobato (Secretário Geral). Estas duas Entidades tem colaborado intensamente com a Fundação AIP na internacionalização das empresas Portuguesas do Sector da Construção.


VENCEDORES PRÉMIO ACADEMIA TEKTÓNICA

A 5ª edição da Academia Tektónica, consistiu na realização de acções de formação onde participaram mais de 300 profissionais entre acções teóricas e práticas, em áreas como a pedra e a eficiência energética, entre outras. A iniciativa tem como objectivo proporcionar uma atualização de competências técnicas em acções de formação ministradas por entidades reconhecidas formalmente para o efeito. Este ano, o Prémio Academia foi atribuído a:
AECOPS – Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas, CENFIC – Centro  de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Sul, ISCTE - Instituto universitário de lisboa, DONAUER Solar Systems, GYPTEC IBÉRICA, e LANDLAB.

Fonte: Tektónica
Foto: Bruno Martins/DirectObras
Autor: António Barbosa