directobras blog logo directobras blog logo

Prémio vai distinguir obras de arquitectura nos Açores

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Prémio vai distinguir obras de arquitectura nos Açores

08.Aug.2018

Prémio vai distinguir obras de arquitectura nos Açores


O Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional de Cultura, vai distinguir "obras de recuperação, reabilitação, reconstituição e reinterpretação na Região Autónoma dos Açores, cujo projecto mereça destaque por respeitar o património edificado, e privilegiar o uso de materiais endógenos, sem excluir o uso de linguagem contemporânea". O Prémio Regional de Arquitectura Paulo Gouveia recebe candidaturas até ao próximo dia 15 de Setembro de 2018.

O galardão é dedicado ao arquitecto açoriano Paulo Gouveia, considerado o expoente do pós-modernismo nos Açores e que faleceu em 2009. Sobre o mesmo, a OASRS recorda a "obra singular premiada e dispersa pelas ilhas", lembrando ainda que, Paulo Gouveia foi "o arquitecto responsável pelos projectos de diversos edifícios emblemáticos, alguns deles premiados a nível nacional, destinados tanto ao uso público como à habitação privada, em várias ilhas do arquipélago".

O júri do prémio é composto pêlos arquitectos Ângelo Regojo dos Santos (indicado por a Direcção Regional da Cultura), João Mendes Ribeiro, (convidado por a Direcção Regional da Cultura), Manuel Fernandes Dinis,( indicado por a Delegação dos Açores – Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos) e Vanda Laurémia Meneses de Oliveira Aguiar, (indicada por a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores) e também por Pedro Marques (indicado por a Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas dos Açores).A cerimónia de entrega do prémio está agendada para o dia 24 de Outubro de 2018.

Fonte: Construir.pt