directobras blog logo directobras blog logo

Os graffitis 3D de Odeith

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Os graffitis 3D de Odeith

30.Jun.2017

Os graffitis 3D de Odeith


Odeith é um artista português conhecido pela tridimensionalidade das suas obras. Os seus graffitis "saltam" das paredes, dando a ilusão que são objetos 3D.

Sérgio Odeith nasce em 1976 na Damaia. Descobre o graffiti na década de 80, numa altura em que a arte de rua despontava em Portugal. O gosto pelo desenho leva-o a entrar no mundo das tatuagens, criando e seu próprio estúdio em 2000.

Em 2005 faz os seus primeiros trabalhos de arte anafórmica, sendo pioneiro no uso desta técnica.

arte anafórmica é também conhecida por anaformose ou anaformismo. Consiste num efeito de ilusão de ótica, com recurso ao uso da perspectiva e a um jogo de luz e sombras, que, sob determinado ponto de vista, permite que a obra seja compreendida em 3D.

Feitos no ângulo de duas paredes os grafittis de Odeith parecem esculturas, objetos 3D que saltam das paredes e flutuam no espaço. A palavra Odeith, experimentada em variadíssimos letterings e onde cada letra se destaca no espaço, é uma das suas imagens de marca.

Outra vertente do trabalho de Odeith é a criação de murais urbanos, retratos realistas de personalidades públicas. São exemplo o tributo a Bob Marley numa empena de um prédio na Quinta do Mocho integrado no projeto "o Bairro e o Mundo Social", os retratos de Eusébio na Damaia, de Carlos Paredes na Amadora e o de Amália Rodrigues na Damaia.

Em 2008 muda-se para Londres, mas regressa a Lisboa assumindo a pintura como a sua atividade principal.

O seu trabalho pode ser apreciado em vários locais da área metropolitana de Lisboa. Realiza arte de rua, mas também murais em restaurantes. Tem obras para empresas como a Vodka, a Coca-Cola, a Samsung, a Agência Abreu e o Benfica.

A sua arte ultrapassou fronteiras tendo obras nos Estados Unidos, México e Israel. Tem participado em exposições no Brasil e Alemanha, entre outros. A sua técnica pioneira tem sido diversas vezes destacada pela imprensa internacional e blogues ligados às artes.


Fonte: Arquitetura Portuguesa