directobras blog logo directobras blog logo

Ordem vai certificar currículos em Engenharia

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Ordem vai certificar currículos em Engenharia

19.Oct.2015

Ordem vai certificar currículos em Engenharia


A Ordem dos Engenheiros, da secção regional Norte está a desenvolver um projecto para a certificação dos currículos de Engenharia. Este projecto, inédito a nível mundial, terá início no próximo ano e representa um investimento de meio milhão de euros.

O investimento será assegurado através de fundos europeus (QREN) estando previsto a sua operacionalidade em 2017.
Denominado "Valorie" o projecto consiste num sistema curricular de desenvolvimento profissional que atesta e regista as competências dos engenheiros, conforme os actos de engenharia em que cada um adquiriu experiência.

Dessa forma, cada profissional terá um curriculum vitae (CV) registado e certificado na Ordem que simplificará as exigências dos concursos públicos.

Segundo o , presidente da OERN,  Fernando Almeida, este projecto visa "que os decisores, o Governo e a opinião pública exijam o CV certificado pela Ordem, pois é imutável, verificado e cria transparência e confiança pública".

Segundo o responsável da OERN este Cartão Europeu do Engenheiro é um conceito que tem como objetivo a sua exportação, embora o primeiro desígnio seja o de ajudar o estado português. Além disso este cartão facilitará a mobilidade dos engenheiros portugueses, facilitando a sua internacionalização.

De relebrar que, recentemente,  Ordem dos Engenheiros (OE) anunciou que foi alcançada a "reciprocidade total no reconhecimento mútuo dos engenheiros portugueses e brasileiros".

O protocolo (como foi aqui anunciado pelo Directobras) prevê a mobilidade de profissionais engenheiros entre Brasil e Portugal "baseada no princípio de total reciprocidade", sendo consideradas somente "as competências profissionais reconhecidas pelas duas associações profissionais", não se atendendo ao reconhecimento prévio das respectivas habilitações académicas.

O comunicado destaca também o facto de os engenheiros portugueses virem a ser admitidos no Sistema CONFEA/CREA, "mantendo todas as atribuições profissionais concedidas pela OE de Portugal, de acordo com certidão emitida pela entidade portuguesa". Por sua vez, ao abrigo deste acordo, os profissionais brasileiros serão admitidos na OE como membros efectivos, mantendo "todas as atribuições profissionais concedidas pelo Sistema CONFEA/CREA, de acordo com certidão emitida pela entidade brasileira".

Fonte: OE
Imagem: D.R.