directobras blog logo directobras blog logo

Olhão também se associa ao projecto "A Terra Treme - 2015"

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Olhão também se associa ao projecto "A Terra Treme - 2015"

05.Nov.2015

Olhão também se associa ao projecto "A Terra Treme - 2015"


A cidade de Olhão do mesmo modo que o município de Estremoz (aqui referenciado pelo Directobras) também vai participar na iniciativa conhecida como "A Terra Treme -2015".

Este evento a ocorrer no dia 06 de Novembro visa sensibilizara a população para as medidas e atitudes a tomar em caso de ocorrência de um sismo. O exercício a duração de um minuto sendo que, conta com a participação das escolas sedeadas neste concelho algarvio.

Promovido pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, em parceria com diversas entidades públicas e privadas, este projeto enquadra-se nos objectivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e nas ações que assinalam os 260 anos do sismo de 1755, pretendendo envolver as diferentes comunidades na sua preparação para o risco sísmico.

No contexto do lançamento do Referencial de Educação para o Risco – ReRisco, elaborado em parceria com o Ministério da Educação e Ciência, destaca-se na campanha deste ano o papel da escola e da comunidade educativa no incentivo a uma cidadania verdadeiramente activa em matéria de protecção e segurança.

As crianças e jovens são importantes agentes de mudança, não só pela aquisição de competências que lhes permitam saber o que fazer e não fazer perante cada risco, mas como valiosos transmissores de uma cultura de prevenção à família e à comunidade onde vivem.

Além da prática dos três gestos, no minuto definido para o exercício, "A TERRA TREME - 2015" procura promover a discussão e a aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo. É um exercício que vai ser realizado pela terceira vez em Portugal e é inspirado no modelo norte-americano ShakeOut.

Fonte: Vários
Autor: António Barbosa
Imagem: D.R.