directobras blog logo directobras blog logo

OASRN apresenta oportunidades para a arquitectura no novo quadro comunitário do Portugal 2020

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

OASRN apresenta oportunidades para a arquitectura  no novo quadro comunitário do Portugal 2020

28.Jul.2015

OASRN apresenta oportunidades para a arquitectura no novo quadro comunitário do Portugal 2020


Dar a conhecer as oportunidades do novo quadro comunitário Portugal 2020 para a arquitectura, depois da aprovação por parte do Conselho de Ministros dos instrumentos financeiros para as áreas da reabilitação e regeneração urbana e eficiência energética, é o objectivo da sessão de esclarecimento promovida pela Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN). A iniciativa realiza-se na próxima quinta-feira, dia 30 de Julho, entre as 09h30 e as 18h, na Casa em Movimento, no Porto, e conta com a presença do vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Carlos Neves, da técnica do I.P. - Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), Sofia Fernandes e da presidente da OASRN, Cláudia da Costa Santos. Esta é a primeira de um conjunto de sessões que a Secção Regional Norte irá continuar a realizar a partir de Setembro.

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, "os instrumentos financeiros aprovados permitem disponibilizar até 247 milhões de euros para a reabilitação urbana e 366 milhões de euros para a eficiência energética. Através do efeito de alavanca, resultante da articulação deste financiamento com fundos do Banco Europeu de Investimento (BEI) e da banca de retalho, proporcionam um volume de financiamento de cerca de três mil milhões de euros, até 2020, nas áreas da eficiência energética e reabilitação urbana".

Neste sentido, para a presidente da OASRN é fundamental "fazer uma abordagem da arquitectura do ponto de vista económico, com análise dos desafios e debate das oportunidades que poderão auxiliar a ultrapassar contextos geográficos e económicos que moldam o presente e o futuro do exercício desta actividade".

Assim, ao longo do encontro serão debatidas questões relacionadas com os programas Portugal 2020 e Norte 2020, e com o quadro dos investimentos dos fundos comunitários, sendo uma das prioridades a competitividade e a internacionalização das empresas portuguesas.

Cientes de que não se pode continuar a olhar para a arquitectura nem para os arquitectos numa perspectiva isolada, está ainda prevista uma mesa com a presença de José Amorim Faria, da SOPSEC - Sociedade de Prestação de Serviços de Engenharia Civil, S.A., Alexandre Coelho Lima, da Pitágoras - Arquitectura e Engenharia Integradas Lda., José Vale Machado, da Central Arquitectos e Manuel Lopes, da Casas em Movimento, oradores convidados que irão falar sobre as suas experiências no mercado nacional e internacional.

A parte da tarde está reservada para o consultor e formador nas áreas de marketing e inovação, António Paraíso. Com 18 anos de experiência como gestor de mercados externos, o orador falará sobre "Inovação na Estratégia" e "Como vender aquilo que não se vê".

Esta sessão de esclarecimento é organizada pelo Pelouro de Projectos e Investimentos da OASRN, no âmbito do Gabinete de Apoio ao Membro. O evento está limitado a 40 participantes e é gratuito para os membros da Ordem dos Arquitectos.

Fonte: Ordem dos Arquitectos, Secção Regional do Norte.