directobras blog logo directobras blog logo

Novo Percurso Acessível e a Sala A+ (acessibilidade +) na Torre dos Clérigos, com assinatura da Amorim

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Novo Percurso Acessível e a Sala A+ (acessibilidade +) na Torre dos Clérigos, com assinatura da Amorim

07.Dec.2015

Novo Percurso Acessível e a Sala A+ (acessibilidade +) na Torre dos Clérigos, com assinatura da Amorim


A Corticeira Amorim é parceira da iniciativa ACESSO lançada pela Câmara Municipal do Porto, e que permitiu a criação do Percurso Acessível e a Sala A+ (acessibilidade +) na Torre dos Clérigos, no Porto.

Este novo espaço foi inaugurado no passado dia 03 de Novembro (como relata a notícia aqui publicada pelo Directobras), sendo que, sala A+ é  um espaço cilíndrico, dispôs-se, de acordo com a orientação original, sete monitores (ecrãs) vigilantes sobre a paisagem, transmitindo em tempo real a circunstância. 

Com tecnologia "touch screen" (ecrã táctil), os visitantes podem ainda "tocar nos edifícios principais visíveis nas imagens" e receber informações adicionais como o nome do edifício; ano; arquitecto; função e imagens do seu interior, explica o comunicado.

Neste âmbito, a Amorim Isolamentos apoiou a criação de uma cápsula semicircular de cortiça, que ficará instalada no Museu da Torre dos Clérigos. 
Trata-se de um posto de percepção multissensorial que simula a visita ao topo deste edifício histórico e emblemático da cidade do Porto que, desta forma, torna possível a observação em tempo real das vistas panorâmicas, até aqui só conseguidas com a subida à Torre.
Por esta via,  alarga-se o acesso de todos os visitantes a uma das experiências mais procuradas da cidade.

João Pestana, da Divisão Municipal de Planeamento e Ordenamento do Território, seleccionou o aglomerado de cortiça expandido, da Amorim Isolamentos, por se tratar de um material versátil, que se adequa ao conceito idealizado, cumprindo os requisitos de isolamento necessários para possibilitar uma boa experiência aos visitantes. 

O arquitecto responsável pelo projecto explica o seu conceito: "Num corpo cilíndrico, dispôs-se, de acordo com a orientação original, sete monitores vigilantes sobre a paisagem, transmitindo em tempo real a circunstância. À cápsula, construída a partir da sobreposição de painéis de cortiça, compete o apoio aos aparatos tecnológicos e o isolamento necessário à observação. Enquanto a estrutura circular permite a simples disposição na sala, a sua composição, em blocos leves, possibilita a fácil montagem, a versatilidade, o conforto e a segurança necessários ao espaço expositivo. O resultado é uma sala mais acessível, mais acolhedora, mais atraente, A+."

A iniciativa "Acesso.04 – Cultura, Património e Inclusão" fecha o ciclo de eventos dedicados à acessibilidade, procurando colmatar as dificuldades existentes no património edificado. Para a criação deste espaço foram aproveitados os recentes trabalhos de renovação e reconversão de um dos mais prestigiados edifícios da cidade do Porto, o complexo dos Clérigos (Torre, Igreja e Museu).

Fonte: Vários
Autor: António Barbosa
Imagem: D.R.