directobras blog logo directobras blog logo

Nova madeira lamelada colada cruzada

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Nova madeira lamelada colada cruzada

09.Nov.2015

Nova madeira lamelada colada cruzada


A Cross laminated timber ( CLT) ou madeira lamelada colada cruzada trata-se de um produto inovador que tem como vantagem a variedade de usos e aplicações no sector da construção.

A produção de CLT sendo simples permite no entanto obter um produto com excelentes características. Consiste na colagem de camadas de madeira maciça cruzadas entre si (no mínimo 3 camadas) com as dimensões que se pretenda (altura e largura).

Da colagem resultam painéis sólidos que poderão posteriormente ser trabalhados em fábrica de forma a prever por exemplo as aberturas para as portas, os rasgos para passagem de tubagens, encaixes para unir os painéis de uma construção entre si.

Nascido na Suíça em 1990, tem vindo a ser desenvolvido na Áustria através de cooperação entre a indústria e
as universidades. O início de produção industrializada destes painéis remonta ao final da década de 90, havendo desde então inúmeros projectos de edifícios, executados neste sistema construtivo.

A sua leveza aliada a uma boa capacidade resistente permite a aplicação na construção em altura, com redução das cargas a transmitir às fundações, logo redução dos custos também com as próprias fundações.

A rapidez de montagem, o rigor na execução proporcionado pela pré-fabricação, assim como os custos reduzidos com meios de elevação e transporte são outros factores que levam a que o CLT seja cada vez mais procurado.

É também uma material amigo do ambiente, logo muito procurado para projectos onde o aspecto sustentabilidade tem preponderância.

Após alguns anos de desenvolvimento na Europa, esta tecnologia começou somente há pouco tempo a ser igualmente utilizada no continente americano, Japão e Austrália.

Um estudo recente apresentado pela Universidade do Minho revela que a madeira lamelada colada cruzada «tem sido considerada um dos melhores materiais à base de madeira para tornar realidade a ambição de construir em altura com madeira».

Os painéis de CLT além de serem aplicados com função de estabilidade permitem simultaneamente obter boas performances térmicas (reduzindo a necessidade de isolamento adicional a aplicar e permitindo ainda reduzir significativamente as pontes térmicas) e um acabamento interior sem necessidade de aplicação de outra camada de revestimento.

Fonte: Vários
Autor: António Barbosa
Imagem: casadasustentabilidade.wordpress.com