directobras blog logo directobras blog logo

Nova geração de mini escavadoras da Bobcat

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Nova geração de mini escavadoras da Bobcat

24.Sep.2014

Nova geração de mini escavadoras da Bobcat


A Bobcat lançou, recentemente, a nova série de mini escavadoras E17, E19 e E20. Estes equipamentos vêm substituir os populares modelos E14 e E16. Estes equipamentos tem um peso operativo de uma tonelada (modelo E17)até as duas toneladas (modelo E20). Os novos modelos caracterizam-se pela excelente manobrabilidade e raio curto de acção da cabine denominado ZHS ou "Zero House Swin".

As cabines ZHS não ultrapassam a largura dos rastos, o que tornam as máquinas ideais para estaleiros de obra urbanos ou para trabalhos de remodelação no interior de habitações ou em locais estreitos. Esta característica possibilita ainda à mini escavadora operar, por exemplo, junto a muros e em locais de difícil acesso. Os três modelos possuem um raio de rotação de 360º.

Apesar de possuir uma cabine de raio curto a mesma foi concebida para proporcionar ampla visibilidade e comodidade ao operador(através de uma ampla superfície envidraçada). Esta equipada com dois "joy stick" ergonómicos e um painel de controlo de fácil leitura. A máquina possui rastos de borracha de elevada duração e resistência assentes num chassis robusto com máxima estabilidade.

A série E equipa um potente motor Kubota/D722-E2B-BCZ-7 de três cilindros, capaz de desenvolver uma potência até 9,9 kW. Conforme o modelo, a lança possui uma capacidade de escavação que vai dos 2.249 mm (no modelo E17) até os 2.565 mm (no modelo E20).

Opcionalmente são disponibilizados dois modelos de lámina frontal (dozer). A lámina standard não ultrapassa a extensão do chassis é ideal para locais estreitos e outra, maior, que acrescenta maior estabilidade. As operações de manutenção são facilitadas já que a máquina possui duas portas de acesso aos componentes essenciais do motor.

Autor: António Barbosa
Imagem: D.R.