directobras blog logo directobras blog logo

Privados podem reabilitar para arrendamento com apoios que podem ir até aos 90%

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Privados podem reabilitar para arrendamento com apoios que podem ir até aos 90%

29.Oct.2015

Privados podem reabilitar para arrendamento com apoios que podem ir até aos 90%


Novo Programa "Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível" disponibiliza 50 milhões de euros e chega agora também aos privados, com a condição dos imóveis serem colocados posteriormente, para arrendamento habitacional

Qualquer pessoa singular ou colectiva, de natureza pública ou privada que seja proprietária de imóveis inseridos em Áreas de Reabilitação Urbana pode candidatar-se à reabilitação integral do edificado (e não de partes ou fracções), desde que o mesmo tenha idade igual ou superior a 30 anos.

É exigido que, depois do processo de reabilitação, o edifício seja destinado a arrendamento, com rendas acessíveis de "20% a 30% inferior ao valor de mercado", conforme adiantou Vítor Reis, presidente do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), durante a assinatura do contrato de financiamento, ocorrida a 9 de Julho.

Criado pelo IHRU e financiado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), o presente programa viabiliza um empréstimo que poderá corresponder até 90% do custo total da operação, podendo ser pago até 15 anos, com uma taxa fixa de 2,9%. 

As intervenções deverão iniciar-se no prazo de 90 dias após assinatura do contrato de empréstimo e terminar no período de 12 meses, sendo que como garantia, os beneficiários terão de hipotecar o imóvel em causa.

Esta é a segunda versão do Programa "Reabilitar para Arrendar", desenvolvido em 2013 e que se destinava apenas às autarquias, sociedades de reabilitação urbana e empresas municipais.

(Consulte também notícia aqui publicada pelo Directobtras)

Fonte: IHRU e vários
Autor: António Barbosa
Imagem: D.R.