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Está concluída e em fase de inauguração, o novo Porto de Cruzeiro de Leixões

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Está concluída e em fase de inauguração, o novo Porto de Cruzeiro de Leixões

27.May.2015

Está concluída e em fase de inauguração, o novo Porto de Cruzeiro de Leixões


Encontra-se já concluído o novo terminal de cruzeiros do porto de Leixões, em Matosinhos, uma obra que teve a assinatura do arquitecto Luís Pedro Silva Pimenta.

Esta infra-estrutura, a cargo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), tinha como data de inauguração prevista para o passado dia 20 de Maio. O projecto representou um investimento de mais de 50 milhões de Euros.

Segundo noticiado pelo Jornal Público, a 07 de Maio e citando a Agência Lusa, este terminal permite "o início e o fim de cruzeiros em Matosinhos, aumentando assim o fluxo de navios e de passageiros, juntando-se assim ao novo cais inaugurado em Abril de 2011

. O edifício principal será também partilhado pelo Parque de Ciência e Tecnologia do Mar da Universidade do Porto, uma localização que permite que os investigadores que trabalham sobre o mar estejam em grande proximidade com o seu objecto de estudo. Prevê-se uma população universitária a rondar as 300 pessoas".

Além disso, este novo edifício será também sede do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha da Universidade do Porto, uma das mais relevantes unidades de investigação nacionais na área das Ciências Marinhas, integrado num dos únicos 25 Laboratórios Associados ao Estado do País.

Além do CIIMAR, outras unidades de investigação da Universidade do Porto com projectos ligados ao Mar, nomeadamente projectos de desenvolvimento de tecnologias subaquáticas (como veículos submarinos autónomos), vão passar a ter neste edifício espaços próprios para a realização de testes e experiências em ambiente marítimo.

Dados fornecidos pela APDL revelam que o corrente ano "estão já previstas mais de 90 escalas de navios de cruzeiro, sendo que a maioria irá atracar no novo terminal de Matosinhos e, representará a entrada de mais de 125 mil visitantes no Porto e região Norte de Portugal", acrescentando ainda, que este empreendimento permitirá fomentar a ligação com os "circuitos do Mediterrâneo e Norte da Europa e, com a crescente tendência para circuitos de curta duração (4 e 5 dias), tornando-se um destino ideal quando interligado a outros portos portugueses, portos da Península Ibérica, ou outros portos no Espaço Atlântico".

O processo de abertura do terminal ao público estará concluído em 2016 e, nessa altura, o edifício irá contar com um restaurante e uma loja de artigos regionais e locais.

Este projecto, foi financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013, no âmbito da Acção Específica de Valorização da Economia do Mar, do Eixo Prioritário II – Valorização Económica de Recursos Específicos, Convite Público para apresentação de Candidaturas – Mar/TC/PCT/1/2009.

O Porto de Leixões é o segundo maior porto artificial de Portugal, construído nos finais do século XIX e sucessivamente alargado e melhorado até aos nossos dias. Situa-se 4 km a norte da foz do rio Douro, no concelho de Matosinhos, perto da cidade do Porto. O Porto de Leixões é a maior infra-estrutura portuária da Região Norte de Portugal e uma das mais importantes do País.


Características do novo Terminal de Cruzeiros

O novo Terminal de Cruzeiros confere um novo desenho à frente marítima e irá ser dotado de uma solução tecnologicamente inovadora, que utiliza a água do mar como base da climatização do edifício, obtendo-se rendimentos muito elevados na produção de água arrefecida e aquecida para climatização, permitindo assim controlar a temperatura e humidade nos espaços destinados a receber os passageiros.O novo Terminal localiza-se no Molhe Sul do Porto de Leixões, a apenas 3 Km da cidade do Porto e contempla:

.Novo Cais para Cruzeiros
Comprimento do cais: 340 m

Fundos: - 10m (Z.H.L.)

Comprimento máximo dos navios: 300 m atracação

Pilotagem obrigatória (para entrada e saída)

Sem limites de estadia

Certificação conforme ISPS

.Estação de Passageiro, situada no edifício central do complexo, com diversas valências para navios em escala, ou que efetuem embarque/desembarque de passageiros. Sem limite de capacidade para passageiros em trânsito e com capacidade para 2.500 passageiros em turnaround (embarque e desembarque).

.Cais Fluvio-marítimo para acostagem de embarcações que proporcionem itinerários turísticos no rio Douro.

.Porto de Recreio Náutico para 170 embarcações e respectivos serviços mínimos de apoio às embarcações, espaços de conveniência e funções de apoio aos tripulantes e navegantes.

.Estacionamento para autocarros e viaturas ao longo do molhe e estacionamento interior.

Fonte: Apdl, Público
Foto: APDL
Autor: António Barbosa