directobras blog logo directobras blog logo

Escolas devolutas ganham nova vida em Anadia

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Escolas devolutas ganham nova vida em Anadia

23.Oct.2015

Escolas devolutas ganham nova vida em Anadia


Sinal óbvio da queda demográfica da população portuguesa consiste no reordenamento do parque escolar a nível nacional e o consequente encerramento de escolas primárias. 

Esta política teve início em 2005 quando o Ministério da Educação decidiu encerrar as escolas com menos de dez alunos, alargando-se em 2010 às escolas com menos de 21 alunos. Segundo dados do Ministério da Educação e Ciência, entre o ano lectivo de 2005/2006 e 2012/2013 encerraram 4197 escolas.

No entanto alguns concelhos decidiram dar novo uso a estas infra-estruturas. Dados apresentados pelos jornalistas Raquel Albuquerque, Joana Bourgard e Eduardo Ribeiro e publicados no  jornal Público revelam que "cerca de 70% das escolas têm hoje novas funções e são muito variadas".

É o caso do concelho de Anadia que procedeu à assinatura, no passado dia 13 de Outubro, com juntas de freguesia e associações do concelho, de diversos protocolos de cedência.

Permitir a reutilização de antigos estabelecimentos de ensino para o "desenvolvimento de actividades que contribuam para o bem-estar social e cultural da população do concelho" foi  forma encontrada pela autarquia para dar uma nova vida a edifícios com grande significado para as  comunidades. 

Tornou-se, assim, possível assegurar a utilização destas instalações escolares que, recentemente, ficaram devolutas na sequência da abertura dos Centros Escolares de Avelãs de Cima e de Avelãs de Caminho, de Paredes do Bairro e, mais recentemente, de Sangalhos.

Foram objecto de protocolo de cedência as instalações do jardim-de-infância do Pereiro (com a Junta de Freguesia de Avelãs de Cima - JFAC e com a Associação de Caça e Pesca do Pereiro), e das escolas do 1º ciclo do ensino básico da Cerca (com a JFAC), de Avelãs de Cima (idem), do Pereiro (com a JFAC e com a Associação Desportiva e Cultural do Pereiro), da Fogueira (com a Junta de Freguesia de Sangalhos – JFS e com o Centro Cultural Fogueirense – Grupo Coral Oásis), da Pista, em Sangalhos (com a JFS e com o Sangalhos Desporto Clube), do Cruzeiro, também em Sangalhos (com a JFS, com o Agrupamento de Escuteiros 681, S. Vicente / Sangalhos, para as salas 1 a 4, e com a Associação de Dadores de Sangue da Freguesia de Sangalhos, para o espaço 5), e, ainda, de Paredes do Bairro (com a União das Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas, com o Grupo Folclórico e Cultural de Paredes do Bairro – GFC, Associação, para as salas 1 e 2, com a Associação Ligeirinhos do Asfalto, para a sala 3, e com Associação Desportiva de Paredes do Bairro, para a sala 4).

Fonte: Câmara municipal de Anadia e outros
Autor: António Barbosa
Imagem: D.R. - Câmara Municipal de Anadia