directobras blog logo directobras blog logo

Construtoras portuguesas crescem no exterior

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Construtoras portuguesas crescem no exterior

16.Dec.2015

Construtoras portuguesas crescem no exterior


As empresas de construção portuguesas faturaram mais de 5,6 mil milhões de euros no exterior em 2014, um valor que traduz um aumento de 6% face a 2013 e que representa cerca de 3% do PIB e de 8% do total das exportações nacionais.

Estes são dados revelados recentemente divulgados pela Associação de Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços (AECOPS) e que estão copilados no n.º 5 dos "Cadernos da Internacionalização".

O reverso da medalha está, contudo, espelhado na carteira de encomendas, que, no período em análise, acusa uma quebra de 14%, situando-se nos 5,7 mil milhões de euros.

No entanto, este documento aponta também para mercados onde outrora as empresa lusas tiveram forte crescimento mas que revelam agora sérias dificuldades de sobrevivência  como é o caso de Angola.

Salienta-se que África (mormente Angola, Malawi e Moçambique) continuou a ser o principal destino das construtoras portuguesas (63% do total do volume de negócios equivalente a 3,6 mil milhões de euros).

Porém, as perspectivas de evolução apontam para um reforço da produção nos mercados da América Central e do Sul (Venezuela, Peru, Brasil e México), e até no mercado europeu (sobretudo Polónia), e para uma quebra em África.

Já num âmbito mais vasto, é dissecada a actividade internacional da Construção europeia e procede-se à contextualização do papel e lugar nela desempenhados pelo sector português, a qual coloca em evidência o domínio da capacidade e competitividade das construtoras portuguesas.

Desta análise ressaltam, entre outros aspectos, um aumento do volume de negócios da Construção europeia de 2%, cifrando-se em 165,6 mil milhões de euros, e a liderança do mercado internacional pela França, com uma facturação de 34,9 mil milhões de euros (20% do total), seguida da Alemanha e da Turquia.

Mas se Portugal ocupa a 10.ª posição, com 3% do total do volume de negócios obtido no exterior pelas construtoras europeias, quando nos concentramos apenas em África e na América Central e do Sul, o País conquista, respectivamente, o segundo e terceiro lugares.

Fonte: AECOPS
Imagem: D.R.