directobras blog logo directobras blog logo

Alerta para a falta de saneamento a nível mundial

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Alerta para a falta de saneamento a nível mundial

10.Nov.2015

Alerta para a falta de saneamento a nível mundial


A Fundação "We are Water" assinala a comemoração do Dia Mundial do Saneamento, no próximo dia 19 de Novembro, alertando para as graves deficiências neste sector a nível mundial. Seguindo alerta esta associação "a falta de acesso a saneamento adequado custa nos países mais pobres cerca de 260 biliões de dólares". 
Neste sentido, a fundação prevê realizar várias actividades a nível internacional, por forma a dar visibilidade a este problema.

Ciente da situação sofrida por milhões de pessoas em todo o mundo, comemora este dia com diferentes eventos que terão lugar no Roca Lisboa Gallery (Praça de Restauradores), Madrid, Barcelona e Londres, bem como em outros países onde é presente.

Esses eventos serão mesas redondas, onde temas como problemas de saneamento nas cidades, arquitectura e saneamento na Índia ou problemas relacionados ao acesso à água, entre outros, serão discutidos. Por esta razão, profissionais do sector e personalidades de destaque irão expressar o seu ponto de vista e sua própria perspectiva sobre esta questão.  

A falta de acesso a saneamento adequado custa nos países mais pobres cerca de 260 biliões de dólares. No século XXI, ainda existem cerca de 2,400 milhões de pessoas que não têm acesso a saneamento básico. Hoje em dia, 946 milhões de pessoas são forçadas as defecar a céu aberto, um número quase tão elevado como a população total do continente africano (1,100 milhões). 

Este problema tem um impacto extremo na saúde global. 842,000 mortes poderiam ser evitadas todos os anos se existisse um saneamento e estruturas de higiene adequadas para todos. 1,000 crianças com menos de 5 anos de idade morrem a cada dia em todo o mundo devido a doenças diarreicas, uma consequência da falta de saneamento básico e acesso à água potável.

O grupo que é particularmente afectado é o que inclui mulheres e meninas, tanto na educação como na segurança. A falta de serviços de saneamento adequados é a principal causa de abandono escolar entre as meninas nos países em desenvolvimento, especialmente depois de atingir a puberdade, quando a menstruação torna as coisas ainda mais complicadas.

O abandono escolar entre os adolescentes seria reduzido em até 15% se as mesmas tivessem acesso a serviços de saneamento nas escolas, enquanto o número de abusos e agressões sexuais contra as mulheres seria reduzido se elas tivessem uma casa de banho na sua escola, em casa ou nas proximidades.

Fonte: Fundação "We are Water"
Imagem: D.R.