directobras blog logo directobras blog logo

A sua cidade é resiliente?

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

A sua cidade é resiliente?

14.Oct.2015

A sua cidade é resiliente?


Lançado em Maio de 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a campanha "Construir Cidades Resilientes: A minha cidade prepara-se!" visa preparar autoridades locais e instituições para a redução e prevenção de riscos em casos de catástrofes naturais.

São sete os municípios que, no nosso País, integram esta campanha sendo que, foi apresentado no passado dia 13 de outubro, em Setúbal, o documento que regista os principais riscos, as ocorrências registadas e as boas práticas implementadas nesta matéria.

O documento foi preparado por uma subcomissão da Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes, apresenta, de uma forma sucinta e numa linguagem acessível a todos, uma caraterização dos municípios portugueses, entre os quais consta Setúbal, envolvidos na campanha mundial.

Além da cidade sadina, integram a iniciativa "Construir Cidades Resilientes: A minha cidade prepara-se!" os municípios de Cascais, Funchal, Lisboa, Odivelas, Torres Vedras e Amadora, tendo este último, com o cargo de coordenação do grupo de trabalho nacional nesta área de intervenção.

A publicação, que procura divulgar o trabalho dos municípios no âmbito das "Cidades Resilientes", apresenta os principais riscos identificados bem como as ocorrências registadas naqueles territórios, assim como os exemplos de boas prácticas implementadas e os resultados alcançados.

Com duas dezenas de páginas, a publicação "Cidades Resilientes em Portugal", elaborada com a colaboração de vários agentes da Autoridade Nacional de Proteção Civil, pretende, igualmente, cativar outros municípios nacionais a aderir à campanha mundial que procurar construir cidades mais bem preparadas.

A publicação está disponível para consulta na página oficial da Autoridade Nacional de Proteção Civil, bem como no site da Câmara Municipal de Setúbal.

Os objectivos desta campanha são impulsionados ao abrigo do Quadro de Ação de Hyogo 2005-2015 e do Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030, e propõe a definição de estratégias para a redução de catástrofes, bem como o desenvolvimento da resiliência das nações e comunidades.

Autor: António Barbosa
Imagem: D.R.