directobras blog logo directobras blog logo

A Knauf Insulation apresentou o seu novo catálogo BIM

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

A Knauf Insulation apresentou o seu novo catálogo BIM

22.Sep.2015

A Knauf Insulation apresentou o seu novo catálogo BIM


A Kauf Insulation apresentou recentemente o seu novo catálogo BIM.  A empresa apresenta uma gama variada de soluções que abarcam todos os âmbitos do isolamento térmico e acústico, de acesso gratuito e que proporciona a informação necessária para desenvolver um projecto que inclua esta metodologia.

Uma das prioridades para a multinacional é promover o uso da metodologia BIM - para isso uniu-se à  Bimetica e em conjunto desenvolveram um trabalho de proximidade. Numa entrevista com os fundadores da Bimetica, Pablo Callegaris e Salvador Cristóbal Barnal, CEE e COO da empresa, percebemos como a metodologia BIM se diferencia e muda os projectos de construção ou reabilitação em Portugal e em todo o Mundo.

Pablo e Cristobal, para começar e em jeito de introdução, podiam explicar-nos como é que se dá o início desta metodologia BIM? É uma tecnologia tão recente como parece?
Como conceito BIM (Building Information Modeling) inicia-se com a formação do VDC (Virtual Design & Construction) e até se poderia argumentar que a ideia remonta ao CAD (Computer Aided Drafting). O princípio de melhorar a maneira de desenvolver, documentar e construir projetos sempre esteve presente, mas como em todos os avanços desconhece-se o impacto que terá e as suas ramificações. BIM reconhece a importância dos dados de um projecto e a documentação como uma parte vital e é agora mais conhecida porque tem mais de 10 anos de desenvolvimento nos E.U.A., Filândia e Noruega.

O que traz de novo quando comparada com outras metodologías de trabalho que temos tido até agora? Lemos no outro dia que a letra mais importante de BIM é o "I", que significa "Informação".  O que é que tal nos indica?
É verdade, o "I" é a pedra central do catálogo BIM. Quero com isto dizer que a integração e coordenação da documentação num projeto é a chave desta metodologia. Neste sentido, a diferença para a tecnologia CAD, é que a BIM tem um software que pelo seu sistema de coordenação de dados é mais eficiente na sua visualização, fazendo com que os profissionais possam aceder de forma mais direta à informação do projeto, evitando erros e perda de tempo.

Mas isso envolve uma mudança na forma de projetar e construir. Como pensam o futuro da construção com a implementação da metodologia BIM?
BIM irá evoluir com o tempo. Actualmente desenvolvem-se projectos com um nível de informação adaptado às ferramentas e formação profissional contemporânea. Isto quer dizer que a BIM irá melhorar as suas ferramentas e processos de coordenação, fazendo com que seja possível assumir projectos mais completos, com menos recursos.
O recurso humano qualificado é um factor condicionante na hora de encontrar experts em BIM. Mas esta tendência alterar-se-á na medida em que as universidades e centros de formação incorporem este conhecimento. Podemos dizer que o futuro da metodologia BIM e a sua implicação na sociedade está dependente das decisões que de adoptem a nível formativo.
Num futuro próximo, quando os jovens arquitectos ou engenheiros saírem com o ADN do BIM das universidades estaremos numa situação excepcional; poderemos ver grandes projectos como nunca antes visto, com menos recursos e mais sustentáveis Como BIM estabelece uma correlação entre os dados dos projectos, é mais fácil reconhecer os pontos chave do mesmo para aumentar a sua eficiência energética.

A Knauf Insulation foi o primeiro fabricante de isolamentos térmicos a ter um catálogo completo de objectos BIM.  Que papel podem os fabricantes ter nesta metodologia?
A empresa foi vanguardista ao adoptar a metodologia BIM. Isto leva a uma participação directa em projectos BIM por meio do seu próprio conteúdo, que integra dados dos produtos no projecto. O papel da Knauf Insulation é agora o de um actor no ambiente BIM, o qual lhe permite conhecer as necessidades dos projectos e estreitar os laços com novos e actuais clientes, para continuar a oferecer um serviço de qualidade.

Fonte: Knauf Insulation
Imagem: D.R