directobras blog logo directobras blog logo

Município de Arcos de Valdevez recupera habitações para arrendamento jovem no Centro Histórico

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Município de Arcos de Valdevez recupera habitações para arrendamento jovem no Centro Histórico
Município de Arcos de Valdevez recupera habitações para arrendamento jovem no Centro Histórico

19.Sep.2016

Município de Arcos de Valdevez recupera habitações para arrendamento jovem no Centro Histórico


A Câmara Municipal consignou recentemente a empreitada de Reconstrução e adaptação de Edifício da Rua Espírito Santo/Rua Carlos Cunha (Valeta). Edifico que será constituído por dois T1 e dois T2 e pretende vir a albergar agregados jovens. 

Esta é uma obra de grande importância para o centro histórico porque o edifício encontra-se devoluto, o que contribuiu de forma significativa para o estado de ruina que hoje apresenta, pondo em causa as condições de segurança do conjunto edificado onde se insere e de utilização da própria via pública, revelando-se inclusivamente, um foco de insalubridade; Por outro lado irá dar um impulso ao nível da habitação jovem e da atração de mais famílias para este local.

Esta empreitada, adjudicada por 308.873,33€, tem por objetivo a reconstrução de dois edifícios de habitação, do tipo multifamiliar, na Rua Dr. Carlos da Cunha, União das Freguesias de Arcos de Valdevez (Salvador) Vila Fonche e Parada, concelho de Arcos de Valdevez.

O edifício de dimensões mais reduzidas, com dois pisos, será reconstruído para habitação, com a criação de um fogo – T1. O piso inferior destina-se à zona social (sala comum e cozinha/Kitchenette) e o superior para dormir, com um quarto e instalação sanitária de apoio.

O outro edifício, apesar dos quatro pisos que o compõem tem, quer pela dimensão e características arquitetónicas, quer pela sua inserção e relação urbana com a envolvente em que insere, limitações que condicionam a sua reabilitação e consequente processo de reconstrução, o qual, prevê, a criação de três fogos – 1T1 e 2T2. 

As dimensões e características morfológicas do edifício motivaram a organização de dois (T2) dos três fogos projetados em mais do que um piso.

Ambos os edifícios se localizam em pleno centro histórico da vila de Arcos de Valdevez e foram edificados há mais de trinta anos;

Esta obra insere-se no Plano de Ação para a Regeneração Urbana de Arcos de Valdevez, com o qual se pretende incentivar e facilitar a reabilitação do edificado com valor patrimonial e histórico e dinamizar a reabilitação do tecido urbano degradado; promover a revitalização e a atratividade económica; fomentar o turismo, a cultura e o lazer; qualificar o espaço público; reforçar a centralidade urbana de Arcos Valdevez a nível municipal; bem como aumentar a sua atratividade regional e internacional.