directobras blog logo directobras blog logo

Munícipes de Leiria podem votar por telemóvel no Orçamento Participativo

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Munícipes de Leiria podem votar por telemóvel no Orçamento Participativo

07.Aug.2015

Munícipes de Leiria podem votar por telemóvel no Orçamento Participativo


Os munícipes de Leiria podem votar, pela primeira vez, através de mensagem de telemóvel no Orçamento Participativo para a edição de 2016. Até ao momento foram admitidas 30 propostas e contempla uma verba de 305 mil euros.
Esta medida tem como objectivo, segundo refere o presidente da Autarquia, Raul Castro, fazer com que mais cidadãos se envolvam na escolha dos projectos do Orçamento Participativo. "Queremos que as pessoas participem e, com a votação por 'SMS', estamos a dar mais uma oportunidade", afirmou Raul Castro, salientando que o município disponibiliza uma verba relativa a 1,5% das despesas de capital para que a população apresente projectos que considere necessários para o concelho.
O autarca adiantou que esta iniciativa possibilita, também, uma maior "aproximação e interacção" entre a câmara e os munícipes. Segundo informação disponível no sítio na Internet da autarquia, a votação por 'SMS' é gratuita "e não obriga a qualquer registo prévio ou 'a posteriori'", estando, contudo, "assegurado um voto por cidadão/telemóvel".
Entre as 30 propostas admitidas inclui-se a criação de parques infantis, o regresso de um coreto ao jardim Luís de Camões, no centro da cidade de Leiria, a implementação de uma área de serviço para autocaravanas ou a marcação e homologação de percursos pedestres. A substituição da frota municipal para veículos movidos a energias limpas ou de contentores de resíduos sólidos urbanos de superfície por enterrados, a instalação de um limitador de velocidade numa avenida da sede do concelho e a criação de festival de música popular portuguesa são outras das propostas. A votação, que pode também ser feita no 'site' da câmara e nas juntas de freguesias.

Fonte: Câmara Municipal de Leiria