directobras blog logo directobras blog logo

Misericórdia do Porto quer reabilitar 50 imóveis

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Misericórdia do Porto quer reabilitar 50 imóveis

25.Jan.2016

Misericórdia do Porto quer reabilitar 50 imóveis


A Santa Casa da Misericórdia do Porto vai candidatar ao programa "Reabilitar para Arrendar" mais de 50 imóveis num montante que pode ir até os 10 milhões de euros. Em causa, está em "devolver cerca de 300 novas habitações à cidade".

O primeiro prédio a ser reabilitado ao abrigo deste programa, está localizado na Rua Chã n.º 98, destinando todas as fracções (excepto o rés-do-chão que será destinado a comércio) para habitação.

António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, disse em comunicado que, "este programa tem um horizonte de tempo de 15 anos com valor reembolsável de cerca de 90%. Na primeira fase, os capitais próprios da instituição são de 10%. Depois, o resultado dessa reabilitação – o arrendamento – vai ajudar a fazer o reembolso do financiamento" acrescentando ainda, que a SCMP tem um "imenso património de mais de 300 edifícios onde existem mais de três mil habitações".

O programa "Reabilitar para Arrendar" é gerido pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) que disponibiliza um simulador no qual os potenciais investidores poderão verificar os montantes mensais a pagar, bem como a renda condicionada que terão de praticar depois de concluídas as obras de reabilitação. Esta linha de financiamento, disponível desde Julho de 2015, tem uma taxa de juro fixa de 2,9% para empréstimos a 15 anos. Os empréstimos poderão atingir os 90% do valor total das obras de reabilitação que o proprietário se disponha a fazer, acima dos 80% inicialmente previstos. Os proprietários terão de conseguir, pelos seus meios, financiamento para os restantes 10%.

De relembrar que o programa "Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível" disponibiliza 50 milhões de euros e chega agora também aos privados, com a condição dos imóveis serem colocados posteriormente, para arrendamento habitacional.

Fonte: Vários
Imagem: SCMP