directobras blog logo directobras blog logo

Miranda do Douro integra a Rede de Cidades Inteligentes de Portugal

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Miranda do Douro integra a Rede de Cidades Inteligentes de Portugal

21.Sep.2015

Miranda do Douro integra a Rede de Cidades Inteligentes de Portugal


Miranda do Douro faz agora parte da Rede de Cidades Inteligentes de Portugal, por decisão do comité estratégico da Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes (RENER). A candidatura da cidade mirandesa foi aprovada por unanimidade.

Apesar de Miranda do Douro se integrar numa zona de baixa densidade populacional, "tem projectos, políticas e desenvolveram esforços merecedores da confiança do organismo de decisão", defende fonte da Inteli, gestora da Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes.

Desde sempre foi preocupação do município de Miranda do Douro o desenvolvimento sustentável baseado nas novas ferramentas de gestão e tecnológicas, integrando soluções eficientes que respondam às necessidades dos cidadãos de forma integrada e inteligente.

A estratégia do município mirandês nasce do consenso e coordenação de todos os agentes económicos locais, de forma a encontrar soluções para reforçar uma política de uma cidade inteligente e reforçar a sua postura perante o futuro.

A estratégia proposta pelo conceito de cidades inteligentes são uma resposta ao desenvolvimento económico, social e turístico de Miranda do Douro e para isso, esta autarquia quer aprender e integrar um grupo de trabalho que estabeleça melhores práticas e procedimentos.

Recordo que a RENER nasceu em 2009 e arrancou com 25 Municípios, enquanto Rede Piloto para a Mobilidade Elétrica. Em 2013 apostou no alargamento temático de intervenção, incorporando outras áreas como a eficiência energética, as energias renováveis, a gestão de água e resíduos, a governação e cidadania, a cultura e o turismo, numa lógica de modelo holístico de 'cidade inteligente'.

Promoveu, ainda, ao longo do último ano, o alargamento geográfico da rede com a incorporação de mais Municípios nacionais, ganhando escala, massa crítica e capacidade de cooperação. É agora constituída por 46 Municípios, 3 do Nordeste Transmontano, Bragança, Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro.

Fonte: Inteli
Imagens: D.R.