directobras blog logo directobras blog logo

Melhoradas as condições do «Caminho Português de Santiago»

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Melhoradas as condições do «Caminho Português de Santiago»

08.Dec.2015

Melhoradas as condições do «Caminho Português de Santiago»


Destinado a oferecer aos peregrinos melhores condições na sua viagem à Santiago de Compostela (Galiza), foi criado um albergue albergue na pequena localidade de Bigorne, em Lamego. Foi igualmente reforçado a sinaléctica destes 29 quilómetros de percurso.

A intervenção esteve a cargo da autarquia de Lamego que, deste modo, permitem ao «caminheiros pernoitarem e recuperarem as suas forças» num itinerário espiritual e cultural cada vez mais procurado.

Escondido entre os socalcos do Douro Vinhateiro, uma das paisagens mais belas do mundo eleita pela UNESCO Património da Humanidade, o troço que atravessa o concelho de Lamego é denominado o «Caminho Português Interior de Santiago».

O percurso tem como missão dar a conhecer o antigo caminho medieval que existira no Interior do país, "contribuindo para a preservação e salvaguarda da memória histórica e cultural da tradição das peregrinações portuguesas a Santiago de Compostela".

Sobretudo de cariz rural, este percurso atravessa em Lamego a União de Freguesias de Bigorne, Magueija e Pretarouca, Penude, Vila Nova Souto D´el Rei, Lamego, Sande, Cambres e Valdigem. Durante a sua peregrinação, é possível admirar um património histórico e arquitectónico de importância ímpar e calcorrear ruas e ruelas onde as pedras da calçada, gastas pelo tempo e pelas gentes, narram uma história ancestral.

O «Caminho Português Interior de Santiago» estende-se por 205 quilómetros e atravessa os municípios de Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves.

Fonte: Vários
Autor: António Barbosa
Imagem: C.M. de Lamego