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28.Aug.2015
Linha ferroviária Sines-Elvas pronta a operar no verão de 2021
A nova ligação ferroviária Sines-Elvas foi candidatada pela Infra-estruturas de Portugal (IP), que resulta da fusão da Rede Ferroviária Nacional (Refer) e Estradas de Portugal (EP), ao programa Connecting Europe Facility (CEF).
Com esta candidatura, que co-financiará 50% do respectivo valor dos estudos e projectos e 40 por cento dos trabalhos com obras, o projecto terá a nova ligação de Sines à linha ferroviária do Sul e implicará um investimento de base de 512 milhões de euros (e de 773 milhões de euros no total), que será co-financiado pelo programa comunitário CEF em 202 milhões de euros, o que significa que a participação portuguesa nesta obra será de 310 milhões de euros, segundo o jornal Expresso.
Esta era uma reivindicação antiga dos responsáveis pelo Porto de Sines e do Município de Elvas, uma vez que este projecto transfronteiriço permite responder ao crescimento da actividade portuária de Sines.
O modelo actual limita a carga total dos comboios que saem de Sines, pela incapacidade das locomotivas subirem a linha com uma carga total de 1400 toneladas, valor a partir do qual se rentabiliza o serviço de transporte de carga.
As previsões apontam para que na linha de Sines a Caia, que prossegue depois para Espanha, possa existir um movimento diário de 24 comboios, aumentando assim a competitividade do transporte de mercadorias por via ferroviária.
No total serão cerca de 140 quilómetros de ligação, o que diminuirá em cerca de três horas o transporte nesta via de ligação ferroviária e permitirá potenciar, para além do Porto de Sines, os portos de Lisboa e Setúbal.
No que respeita a prazos, prevê-se que em 2017 estejam concluídos os
estudos e traçado da linha Évora-Elvas, arrancando no quarto trimestre
desse ano os concursos e as obras devem iniciar-se no verão de 2018,
concluindo-se em final de 2020.
Fonte: Elvasnews
Foto: APS – Porto de Sines