directobras blog logo directobras blog logo

Linde com novo sistema de deteção de gás para empilhadores antideflagrantes

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Linde com novo sistema de deteção de gás para empilhadores antideflagrantes

04.Sep.2015

Linde com novo sistema de deteção de gás para empilhadores antideflagrantes


A Linde Material Handling desenvolveu um novo sistema de detecção de gás para os empilhadores antideflagrantes, para respeitar as exigentes normas quando se trabalha em ambientes classificados como potencialmente explosivos ou inflamáveis.

Os empilhadores eléctricos Linde com capacidades de carga de entre 1,4 e 3,5 toneladas e que se utilizem nas zonas 2 ATEX categoria 3 G (gás), já contam com a opção de incluir um inovador sistema certificado de deteção de gás.

De fácil manutenção, o sistema, adquire funções como controlo de acesso, verificações antes de cada turno e calibração automática que são mostrados num monitor e que se completa com relatórios, planificação da manutenção e uma conexão sem fios a sensores de gás fixos. Consiste num tablet PC com proteção contra explosões, um sensor com um pequeno depósito para a mistura de gases de ensaio e uma caixa de relés com controlador.

Este sistema consiste num tablet PC com proteção contra explosões, um sensor com um pequeno depósito para a mistura de gases de ensaio e uma caixa de relés com controlador e permite, ao condutor, verificar todas as condições de funcionamento relevantes para a proteção contra explosões, como a temperatura ou a concentração de gás no ar.

Os sensores de temperatura e o controlador do sistema é feita através de uma conexão sem fios, proporcionada através do protocolo ZIGBEE e a cada arranque do empilhador a sua funcionalidade é verificados pelo sistema.

A substituição da caixa onde se localiza o sensor e a mistura de gases de ensaio só precisa de ser substituída anualmente, como parte de uma manutenção de rotina realizada por um técnico.

O sistema de permite a atribuição de um PIN individual a cada um dos condutores, gestores de operações e técnicos, para que o operador assim que inicie o empilhador, corra um processo de reconhecimento, relembrando que este está a operar uma máquina especializada com proteção contra explosões para zonas 2.

Durante a utilização, é criado um registo contínuo de concentrações de gás e se estes forem ultrapassados, ocorre automaticamente uma paragem controlada e, se for necessário, o sistema pode enviar uma notificação mediante comunicação por rádio ao gestor de operações e assim que as concentrações desçam o limite aceitável, o condutor é notificado no monitor. Também existe a configuração de reiniciar o sistema de forma independente.

A função integrada de relatórios aumenta significativamente a transparência, uma vez que são capazes de registar ocorrências, como alarmes ou a progressão da concentração de gás, permitindo ao gestor de operações verificar o conceito de segurança operacional existente de forma frequente.

Os empilhadores ou frotas de empilhadores podem ser integrados num conceito de segurança interdepartamental para toda a unidade, com documentação diária e supervisão das condições relacionadas com a segurança.