directobras blog logo directobras blog logo

Larus apresenta novos equipamentos de iluminação pública sustentável

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Larus apresenta novos equipamentos de iluminação pública sustentável
Larus apresenta novos equipamentos de iluminação pública sustentável

28.Apr.2015

Larus apresenta novos equipamentos de iluminação pública sustentável


A Larus, empresa portuguesa especializada na concepção e fabrico de mobiliário urbano, lançou recentemente uma linha de oito colunas de iluminação com tecnologia LED e painéis fotovoltaicos.

"Gemini", "17º", "Solar", "Alba", "Ria", "T&T", "Orion" e "Mondrian" são os nomes dos equipamentos que pretendem criar um impacto positivo na paisagem urbana, no conforto dos cidadãos e na optimização da factura energética de entidades publicas ou privadas.

O desenvolvimento dos equipamentos foi assegurado pelo Gabinete de Projecto da empresa, em parceria com diversas entidades, nomeadamente a Vista Alegre com a coluna de iluminação "Ria" e o designer Francisco Providência com a "17º", distinguida com o Prémio Mundial de Design (Red Dot Award). Sublinhe-se que a coluna "Orion" foi já premiada na Bienal Ibero-Americana de Design.

Os materiais utilizados são o aço tratado e pintado, o aço inox, a cerâmica, o vidro resistente a alta temperatura, os polímeros, a resina de poliéster reforçada a fibra de vidro e painéis fotovoltaicos.

Em Portugal, cidades como Aveiro, Seixal, Matosinhos e Albergaria-a-Velha, apostam já nas colunas de iluminação da Larus com tecnologia LED, mas é no Médio-Oriente, Europa central e África, que a empresa acredita que esta gama de iluminação pública poderá ter maior expressão, devido ao crescente investimento destes mercados na eficiência energética e no design urbano.

Para Pedro Martins Pereira, fundador e Presidente da Larus, a aposta da empresa na iluminação pública: "decorre da maior sensibilização, a nível global, para a construção sustentável e para a eficiência energética, à qual consideramos que deveríamos responder. Acreditamos que se associarmos ao Design - o nosso fator competitivo - a eficiência, oferecemos uma solução diferenciadora ao espaço público nacional e internacional".