directobras blog logo directobras blog logo

Publicado o Concurso Público, para as obras de Beneficiação no Palácio de Mafra

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Publicado o Concurso Público, para as obras de Beneficiação no Palácio de Mafra

29.Sep.2015

Publicado o Concurso Público, para as obras de Beneficiação no Palácio de Mafra


Foi já publicado, no Diário da República, o concurso público para as obras de restauro e beneficiação do conjunto dos carrilhões e sinos do Palácio Nacional de Mafra.

O concurso foi lançado ontem, pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), sendo que tem um valor base de 1,9 milhões de euros (2,3 milhões com IVA) e estabelece um prazo de obras de cerca de ano e meio.

Oriundos de financiamento estatal, por via do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural, destinado a financiar medidas de protecção em imóveis classificados em risco de destruição, vão ser inscritos 1,2 milhões de euros no Orçamento de Estado de 2016 e 695 mil euros no de 2017, depois de este ano prever uma verba inicial de cinco mil euros para os procedimentos inerentes ao lançamento do concurso público.

Mandado construir no século XVIII pelo Rei D. João V em cumprimento de um voto para obter sucessão do seu casamento com D. Maria Ana de Áustria ou a cura de uma doença de que sofria, o Palácio Nacional de Mafra é o mais importante monumento do barroco em Portugal.

Construído em pedra lioz da região, o edifício ocupa uma área de perto de quatro hectares (37.790 m2), compreendendo 1200 divisões, mais de 4700 portas e janelas, 156 escadarias e 29 pátios e saguões. Tal magnificência só foi possível devido ao ouro do Brasil, que permitiu ao Monarca por em prática uma política mecenática e de reforço da autoridade régia.

Fonte: DGPC
Imagem: D.R.