directobras blog logo directobras blog logo

Instalado novo mobiliário de recolha de resíduos em Guimarães

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Instalado novo mobiliário de recolha de resíduos em Guimarães

07.Dec.2015

Instalado novo mobiliário de recolha de resíduos em Guimarães


Como já foi aqui noticiado pelo Directobras, a cidade de Guimarães disponibiliza dois novos equipamentos para a recolha de beatas de cigarros e pastilhas elásticas.

A autarquia começou a instalar, no passado dia 04 de Dezembro, os primeiros exemplares de "Papa-Chicletes" e o "EcoPontas", em Toural sendo que a primeira fase contempla a instalação de equipamentos similares em nove locais públicos.

Estas duas  novas estruturas de mobiliário urbano que pretendem contribuir para a redução de pastilhas elásticas e pontas de cigarro atiradas para o chão, dois dos resíduos mais encontrados nas praças e ruas da cidade.

Os primeiros modelos, da autoria do Laboratório da Paisagem, com o apoio da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia e do Centro para a Valorização dos Resíduos (CVR), começaram a ser instalados no Largo do Toural. Segue-se a colocação na Plataforma das Artes, Praça de S. Tiago, Largo da Oliveira, Paço dos Duques, três escolas secundárias da cidade e Universidade do Minho, num total de nove locais públicos.

O "Papa-Chicletes", com um design atractivo, por recurso à impressão 3D, pretende incentivar, principalmente o público mais jovem, a colocar ali as pastilhas elásticas usadas. O "EcoPontas", igualmente com uma imagem apelativa, terá no topo da sua estrutura a realização periódica de inquéritos sobre temas da actualidade, cujas respostas serão quantificadas através da introdução de pontas de cigarros, numa medida que pretende incentivar a população a depositá-las no recipiente em detrimento do pavimento, onde se encontra 37% deste tipo de lixo atirado para o chão.

Através da parceria criada com o Centro de Valorização de Resíduos, o processo de reciclagem a que serão submetidos, posteriormente, permitirá a sua conversão e valorização científica, transformando-os em novos produtos disponíveis para a comunidade, desde a formação de novos plásticos ou de papel, passando pela energia ou agricultura, num exemplo de inovação e criatividade.

Fonte: CM de Guimarães
Imagem: CM de Guimarães