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15.Jan.2016
Inovação é o mais importante para as PME's portuguesas
Segundo um estudo elaborado pela Grenke Portugal a inovação é o ponto mais importante (em detrimento da competitividade) paras as Pequenas e Médias empresas (PME's). Estes dados são apurados pelo seu barómetro que, nesta edição, foi dedicado à "Inovação vs Competitividade".
Assim, e quando questionados sobre a importância da inovação nas empresas, 45% do painel de inquiridos responde que, e isto tendo em conta uma escala de 0 a 5, em que 0 significa "Nenhuma" e 5 "Extremamente importante", a inovação é sem dúvida é importante nas suas empresas. Para 36% dos gestores a inovação é considerada de extrema importância. 14% refere que é relativamente importante e 4% que é pouco importante. Apenas 1% dos auscultados não concebe nenhuma importância à inovação.
Quando se fala em medidas adoptadas pelas empresas para que a inovação seja uma componente diferenciadora para os clientes, a grande maioria dos inquiridos (33%) menciona a formação, seguindo-se, com a mesma percentagem (29%) a promoção de uma cultura voltada para a inovação e o desenvolvimento de actividades de equipa. O benchmarking foi também referenciado por 8%do painel de empresários, sendo que 1% mencionou outras medidas diversas.
Por outro lado, e quando se aborda a questão da medida em que aposta na inovação influencia ou pode influenciar a competitividade nas empresas (numa escala de 0 a 5, em que 0 significa "Nada" e 5 "Muitíssimo"), 33% dos gestores que participaram nesta edição do barómetro Grenke aponta como "Muitíssimo" influenciadora. "Muito" foi a escolha de 27% dos inquiridos, seguindo-se "Alguma" com 20% das respostas recolhidas e "Pouco" para 13%. A opção "Nada" angariou 7% dos gestores.
Passando da teoria à prática, e no que concerne ao tempo dedicado semanalmente à inovação nas PMEs nacionais, quase metade do painel de gestores (48%) afirma dedicar menos de 4 horas a esta temática. Nesta questão, 36% confessa dedicar entre 4 a 8 horas à inovação e, apenas, 16% destina mais de 8 horas a esta temática.
Estes são os resultados da 3ª edição do Barómetro promovido pela GRENKE Portugal – filial do Grupo financeiro alemão GRENKE. Composto por cinco questões de resposta fechada e com periodicidade trimestral, conta com um painel de mais de 100 gestores de PME nacionais de diferentes sectores de actividade.
Fonte: Grenke Portugal
Imagem: Grenke Renting