directobras blog logo directobras blog logo

Iniciaram as obras de dois edifícios para realojamento de famílias no Bairro Padre Cruz

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Iniciaram as obras de dois edifícios para realojamento de famílias no Bairro Padre Cruz

16.Jan.2016

Iniciaram as obras de dois edifícios para realojamento de famílias no Bairro Padre Cruz


A autarquia de Lisboa iniciou a construção de dois edifícios para albergar 20 famílias provenientes das casas de alvenaria do Bairro Padre Cruz:

O concurso público para  a execução do chamado "quarteirão piloto" foi aprovado pelo município no passado mês de Março de 2015 . Em causa está uma intervenção, com o preço base de 1,186 milhões de euros.

Os novos edifícios vão permitir o realojamento de 20 das famílias que ainda residem nas casas de alvenaria, construídas no Bairro Padre Cruz a partir da década de 60 do século passado. Segundo o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, o objectivo passa pela construção de mais habitações para realojar mais de 500 agregados que ainda vivem nas casas de alvenaria.

Está prevista ainda, o lançamento do concurso público para a edificação de outros 48 fogos no Bairro Padre Cruz, estando também em preparação mais uma fase de demolição das casas de alvenaria.

O projeto de regeneração das alvenarias foi planeado para diferentes áreas de execução, permitindo fazer o realojamento das pessoas em fases sucessivas.  

A requalificação do Bairro Padre Cruz começou com a demolição de uma parte da área de alvenarias que permitiu a implantação de um equipamento social colectivo, no passado mês de Setembro. O edifício, construído pela Câmara Municipal de Lisboa no âmbito de uma candidatura QREN, tem uma creche e residências assistidas, servindo de sede do serviço de apoio domiciliário e centro de dia. 

Seguiu-se a construção de um campo de jogos informal, bem como a infra-estruturação do lote de terreno preparado para a construção do actual quarteirão-piloto.

Fonte: Vários
Imagem: Câmara Municipal de Lisboa