directobras blog logo directobras blog logo

Iniciam as obras do novo centro de arqueologia e artes de Beja

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Iniciam as obras do novo centro de arqueologia e artes de Beja

26.Oct.2015

Iniciam as obras do novo centro de arqueologia e artes de Beja


Representando um investimento na ordem dos 2,1 milhões de euros vai ter início, no próximo mês de Novembro, as obras do novo centro de Arqueologia e Artes de Beja.

Esta nova infra-estrutura visa «valorizar e mostrar os vestígios achados no núcleo arqueológico existente na zona» implicando a demolição do antigo e degradado depósito de água da cidade. 

Em declarações ao Tribuna do Alentejo e citando a agência Lusa o vice-presidente da autarquia, Vítor Picado, salientou que o empreendimento deverá demorar «cerca de nove meses» sendo que este centro representará «um dos pilares da estratégia do município para a revitalização do centro histórico de Beja».

O avultado investimento de 2,1 milhões de euros vai ser financiado através do Fundo Jessica Portugal, mas, devido a alterações ao projecto inicial, pode ficar abaixo deste valor.

De relembrar que o Fundo Jessica Portugal é um instrumento financeiro promovido pela Comissão Europeia e desenvolvido pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e visa aplicar os fundos estruturais comunitários postos à disposição dos Estados membros a favor de projectos inseridos em intervenções integradas de desenvolvimento urbano. No nosso país, estão destinados 132,5 milhões de euros de investimento ao abrigo deste fundo.

O novo centro de Arqueologia e Artes de Beja vai ser construído no centro da cidade implicando também intervenções de reabilitação e recuperação de alguns edifícios danificados da área.

O novo núcleo museológico contar com três pisos, e vai incluir um centro interpretativo das estruturas arqueológicas achadas.

De salientar que o novo edifício contará  com o relevante espólio já existente e que engloba muitos achados arqueológicos romanos além achados provenientes da Idade do Ferro a das épocas tardo-romana, islâmica, medieval e moderna.

Fonte: Tribuna do Alentejo e outros
Autor: António Barbosa
Imagem: D.R. - Aura Light