directobras blog logo directobras blog logo

Iniciam as obras de restauro de infra-estruturas do Parque da Pena

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Iniciam as obras de restauro de infra-estruturas do Parque da Pena

28.Nov.2015

Iniciam as obras de restauro de infra-estruturas do Parque da Pena


Iniciaram as obras de tratamento de conservação e restauro de dez estruturas construídas no Parque da Pena: Gruta do Monge, Gruta das Serpentes, Templo das colunas, Lápide com inscrição junto à Pérgola do Chalet da Condessa d'Edla, Trono e Mesa da Rainha, Fontanário dos Lagos, Fontanário da entrada principal do Parque, Lago da Preta, Tanque da estufa quente e Banco com azulejos das fachadas perto da Fonte dos Passarinhos.

O trabalho incluirá tarefas de limpeza e colmatação de rebocos em áreas com lacunas, sobretudo em zonas de união susceptíveis ao desenvolvimento de raízes de árvores e plantas. A intervenção deverá durar um mês (dependendo das condições meteorológicas) e conta com quatro técnicos envolvidos nos trabalhos.

Algumas das referidas estruturas têm elementos aplicados, como ornamentos de conchas e rochas vulcânicas, azulejos antigos (caso do Trono da Rainha) ou vestígios de pinturas (caso das Grutas do Monge e das Serpentes). Estes casos implicam trabalhos mais específicos no desenvolvimento de tarefas como a limpeza e fixação das superfícies.

As estruturas que estão a ser alvo de restauro representam alguns dos pontos mais emblemáticos do Parque da Pena. 

Fonte: Parques de Sintra
Imagem: Parques de Sintra