directobras blog logo directobras blog logo

Iniciaram as obras da nova cantina económica de Guimarães

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Iniciaram as obras da nova cantina económica de Guimarães

28.Oct.2015

Iniciaram as obras da nova cantina económica de Guimarães


Localizado junto ao Mercado Municipal (recinto também da feira semanal), a nova cantina económica resulta de reabilitação de um antigo edifício camarário.

A obra, cujo prazo de execução é de 210 dias, permitirá recuperar um espaço actualmente devoluto, com dois pisos e uma área total de 256 metros quadrados, respeitando as exigências de funcionalidade numa habitação que irá manter as suas principais características.

O piso 0 será composto por um hall de entrada, sanitários e zona de banhos e o piso 1 pela cozinha, copa e uma sala de refeições com capacidade para 66 pessoas, lotação superior ao número de lugares inicialmente definidos. Trata-se de uma área liberta de constrangimentos para a qual contribuiu a demolição de uma parede estrutural e de um conjunto de salas menores, o que permitiu a criação de um acesso vertical de uso público.

O local de refeições será uma grande sala polivalente, onde impera a cor branca, pontuada pelas luminárias suspensas de várias cores. A cozinha está organizada como linha de serviço, cumprindo as exigências regulamentares com o seu funcionamento melhorado através da introdução de um monta-cargas, num espaço preenchido de luz, com bancadas e lambrins em aço inox.

Dadas as características do programa, o edifício será dividido em duas zonas de utilização com circuitos e acessos verticais distintos. Uma pública de livre acesso que englobará, no piso 0, o hall de entrada, os sanitários e a zona de banhos e, no piso 1, a sala de refeições. O edifício terá também uma área privada, onde se inclui a cozinha e a copa e os espaços de apoio no piso 0, designadamente despensas e balneários dos funcionários.

Entre a zona de sanitários de uso público e os balneários dos colaboradores encontra-se um espaço semi-público e um gabinete que poderá servir para funcionamento interno ou para atendimento ao público. A realização desta intervenção por parte da Câmara Municipal de Guimarães permitirá a reconversão de um edifício com tipologia de habitação unifamiliar, que será transformada num espaço para a prestação de serviços de âmbito social, numa gestão a cargo do Lar de Santo António.

Fonte: Câmara Municipal de Guimarães
Imagem: Câmara Municipal de Guimarães