directobras blog logo directobras blog logo

Índice de Produção na Construção registou variação homóloga menos negativa

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Índice de Produção na Construção registou variação homóloga menos negativa

11.Mar.2015

Índice de Produção na Construção registou variação homóloga menos negativa


Dados hoje apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes ao mês de Janeiro, revelam que o índice de produção na construção apresentou uma variação homóloga negativa de 4,0%. Apesar de negativa, este valor foi menos acentuado, se comparados com os valores revelados no mês anterior que registou uma variação de -5,4%. Este relatório revela que o índice de produção na construção fixou-se, no mês de Janeiro de 2015, em 55,3, o que correspondeu uma variação homóloga de -4,0%.

No período em observação, ambos os segmentos da construção analisados pelo INE, apresentaram uma evolução mais favorável desta actividade. O índice da Construção de Edifícios registou uma variação homóloga de -3,8% ( sendo de -4,7% em Dezembro), com um contributo de -2,2 pontos percentuais(p.p.) para o índice agregado. Por sua vez, o índice de Engenharia Civil apresentou uma variação de -4,3% (-6,5% no período anterior) contribuindo com -1,8 pontos percentuais para o total do índice.

O índice de emprego no sector da construção, segundo o INE, diminuiu 1,7% em termos homólogos (variação de -1,6% em Dezembro). Face ao mês anterior, o índice de emprego apresentou uma taxa de variação de -0,8% (-0,7% em Janeiro de 2014). Relativamente às remunerações o índice aponta uma variação homóloga de -3,2% (-5,3% em Dezembro). Comparativamente com o mês anterior, as remunerações diminuiram 17,2% (-19,0% em Janeiro de 2014).