directobras blog logo directobras blog logo

Índice de Produção na Construção com variação homóloga menos negativa

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Índice de Produção na Construção com variação homóloga menos negativa

26.Dec.2014

Índice de Produção na Construção com variação homóloga menos negativa


Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em Dezembro, revelam que, no mês de Outubro, o índice de produção na construção apresentou uma variação homóloga de -6,4% (em Setembro, este valor foi de -7,3%).

Por sua vez, os índices de emprego e de remunerações diminuíram 3,0% e 2,6% (variações de -2,8% e -4,1% no mês anterior), respectivamente.

O documento apresenta ainda, que a variação foi menos negativa revelada pela actividade da construção, neste período.

Este resultado foi extensiva aos dois segmentos considerados, Construção de Edifícios e Engenharia Civil, que registaram variações homólogas de -5,6% (-6,1% em setembro) e -7,6% (-8,9% no anterior período),respectivamente.

Em termos homólogos, o índice de emprego no sector da construção decresceu 3,0% (variação de -2,8% em Setembro). Quando comparado com o mês anterior, o índice de emprego apresentou uma taxa de variação de -0,5%(-0,3% em Outubro de 2013).

Relativamente ao índice das remunerações o INE registou, em Outubro, uma variação homóloga de -2,6% (-4,1% no mês anterior). Face ao mês anterior, as remunerações apresentaram uma subida de 2,3% (0,8% em Outubro de 2013).

O Índice de Produção na Construção tem como objectivo mostrar, com periodicidade regular, a evolução do volume da produção no curto prazo. Este índice fornece uma medida da tendência do valor acrescentado a custo de factores em volume ao longo de um dado período de referência.

Fonte: INE