Preencha o formulário para nos colocar qualquer questão/dúvida que deseje ou se pretender incluir a sua empresa no nosso directório.
Envie-nos a sua mensagem e responderemos com toda a brevidade.
Preencha o formulário para que possamos receber o seu pedido e incluir a sua empresa no nosso directório.
Envie-nos a sua mensagem e responderemos com toda a brevidade.
Já tem conta? Faça Login
Subscreva a nossa newsletter e fique a par de feiras, ideias para casa, notícias e muitas mais novidades.
04.Dec.2015
Inaugurado Percurso Acessível e a Sala A+ (acessibilidade +) na Torre dos Clérigos
Aproveitando as recentes obras de renovação da Torre dos Clérigos, no Porto, foi construído um um posto de percepção multissensorial que simulasse a experiência de subida à Torre do Clérigos, acessível e disponível a todos os visitantes.
Denominada Percurso Acessível e a Sala A+ (acessibilidade +) este espaço foi proposto pelo Município, através da Provedoria dos Cidadãos com Deficiência.
De assinalar que a inauguração ocorre numa data simbólica. Ocorrida no passado dia 03 de Novembro, esta efeméride assinala o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência.
A sala A+ é um espaço cilíndrico, dispôs-se, de acordo com a orientação original, sete monitores (ecrãs) vigilantes sobre a paisagem, transmitindo em tempo real a circunstância.
Com tecnologia "touch screen" (ecrã táctil), os visitantes podem ainda "tocar nos edifícios principais visíveis nas imagens" e receber informações adicionais como o nome do edifício; ano; arquitecto; função e imagens do seu interior, explica o comunicado.
À cápsula, produzida a partir da sobreposição de painéis de cortiça, compete o apoio aos equipamentos tecnológicos e o isolamento necessário à observação.
Enquanto a estrutura circular permite a simples disposição na sala, a sua composição, em blocos leves, possibilita a fácil montagem, a versatilidade, o conforto e a segurança necessários ao espaço expositivo.
Monumento icónico da cidade do Porto
A Torre dos Clérigos é, hoje em dia, a "assinatura" da cidade do Porto. Esta torre sineira faz parte da igreja com o mesmo nome, construída entre 1754 e 1763, a partir de um projecto de Nicolau Nasoni. O projecto inicial de Nasoni previa a construção de duas torres, e não apenas de uma. A torre é decorada segundo o estilo barroco, com esculturas de santos, fogaréus, cornijas bem acentuadas e balaustradas.
As obras de reconversão e reabilitação da Torre dos Clérigos tiveram início em Dezembro de 2014 (incluindo obras de restauro e adaptação do espaço) uma semana antes de terminar o ano em que se assinalaram os 250 anos desta infra-estrutura.
Simbolicamente cada uma das entidades envolvidas no processo de requalificação arrancaram algumas tábuas, dando assim início às obras que incluem a demolição, reconstrução e adaptação do edifício dos Clérigos, com o objectivo de o devolver à cidade com novas valências e ainda mais atractivo para os visitantes nacionais e internacionais. A obra está orçada em cerca de 2,6 milhões de euros.
Fonte: Vários
Texto: António Barbosa
Imagem: José Moutinho