directobras blog logo directobras blog logo

Inaugurado novo campus de investigação da Bosch na Alemanha

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Inaugurado novo campus de investigação da Bosch na Alemanha

24.Oct.2015

Inaugurado novo campus de investigação da Bosch na Alemanha


Localizado em Renningen (arredores de Estugarda), o novo campus de investigação da Bosch está dedicado à engenharia. Este local concentra cerca de 1.700 colaboradores que fazem investigação industrial aplicada.

O grupo investiu cerca de 310 milhões de euros nesta nova localização. O campus de investigação, cujo lema é "Em rede para milhões de ideias", é o centro da rede global de investigação e desenvolvimento da empresa.

O campus junta diversas disciplinas da ciência e da tecnologia. Seja em engenharia eléctrica, engenharia mecânica, ciência da computação, análise, química, física, biologia ou tecnologia de microssistemas – em Renningen, um total de 1.200 colaboradores especializados em investigação corporativa e engenharia avançada, além de 500 doutorandos e estagiários. Até hoje, estes investigadores estavam distribuídos por três localizações na área da grande Estugarda.

Além do edifício principal, há onze laboratórios e oficinas de trabalho, dois edifícios de manutenção, e um moderno campo de testes para sistemas de assistência à condução. Foi utilizada uma matriz de rede para determinar quem deve ocupar os edifícios. A matriz foi construída tendo por base a intensidade da permuta de informação entre as diversas disciplinas: as unidades mais próximas trabalham juntas, reduzindo a distância física entre elas no novo campus.

A Bosch Portugal, através das suas unidades de Aveiro (Bosch Termotecnologia, S.A), Braga (Bosch Car Multimedia Portugal, S.A) e Ovar (Bosch Security Systems – Sistemas de Segurança, S.A), participa em todo o processo de inovação do Grupo, desenvolvendo e fabricando uma larga gama de produtos, a maior parte dos quais exportados para os mercados internacionais.

Em 2014, a filial portuguesa investiu um total de 24 milhões de euros. Até ao final de 2016, terão sido investidos mais 50 milhões de euros, com foco na I&D.

A unidade Bosch em Braga está a expandir as suas competências na área da I&D, trabalhando em conjunto com centros de I&D da Bosch na Alemanha. Com o crescimento previsto, a empresa planeia contratar mais de 1.000 colaboradores até ao final de 2017 para esta unidade.

Fonte: Bosch
Imagem: D.R